sábado, 16 de janeiro de 2010

O vento, o tempo e a dor de ouvido: Uma lição aprendida

O ar é leve na sala de estar.

A luz é quase inperseptivel

Mas, apesar de leve, o ar é tambem um pouco vazio.

Quando então algo mais denso, porem muiito macio se forma, como uma bola flutuante no ar.

Uma bola macia como lã branca de carneiro.

Essa bola tem um cheiro bemm suave e doce.

Não se impõem sobre nós.

Mas nos abençoa sem percebermos.

Sinto seu calorzinho aos poucos e o cheiro doce e suave invade agora meu paladar... e minha boca se enche da sua doçura.

De repente, todo meu ser se ve debaixo desta bola macia, doce e flutuante.

Ela me acalma, mas me domina.

E eu não insisto nem um pouco em dominar-me novamente.

Essa bola macia, doce, branca, suave, delicada e abençoadora tem um nome. Nome que diz tudo... mas que por aqui só posso chama-la de "meu segundo filho".




O primeiro filho virou meu ajudante.

Esses dias eu estava muito aflita entre papinhas, almoço, horarios corridos, materiais escolares e um choro dolorido do bebe, quando meu filho mais velho me diz: "Mamãe, estou pedindo para o Papai do Ceu ajudar voce".

rsrsrsrsr

Assim seja, meu filhote.

Começo meu serviço na quarta feira desta semana. E venho contar como foi.

Estou meio ansiosa e insegura... faz cerca de tres anos que não atuo. Não sei se ainda dou conta... posso estar um pouco enferrujada.

Que medinho.

Outra coisa que me gasta as energias no momento é a adaptação dos dois filhos na escola.

O primeiro com quase 3 anos e o segundo com quase 7 meses.

O primeiro dia na escola nova foi quinta feira, dia 14 de janeiro de 2010.

Foi estremamente corrido... e chegamos super atrasados... puts. Mereço.

O bebe entrou tranquilo e abençoando cada uma que o tocava. Ele sorria e mantinha-se calmo. Alem de alimentar-se muito bem. Mas ainda não mama leite. Mama de tudo na mamadeira. Menos leite.

O leite está somente por minha conta mesmo.

O maiorzinho... bom... este é maior e já entende melhor as coisas...

Sempre me disseram que colocar um bebe na escola é muito mais facil do que colocar uma criança maior de dois anos.

E é.

Mesmo.

No primeiro dia, esqueci seu copo com tampa e desenho de avião e ele se negou a tomar suco em qualquer outro copo. Isso o fez chorar e o choro o fez querer mãe.

No segundo dia (ontem) na escola, ele teve medo do palhaço na tv e chorou pedindo mae.

Ainda não interage muito com os amigos, mas está tentando conhecer a professora dele. Que é uma gracinha! Mas na maioria quer mesmo é ficar comigo no parque.

Eu tento vincula-lo a professora... mas ainda estamos num processo. Espero que ele fique feliz la.

Não tenho quem fique com eles enquanto trabalho...

Pouco tempo depois de engravidar do meu segundo bebe, eu senti que o tempo de me abdicar da profissão estava no fim e entendi que assim que ele completasse 4-6 meses, eu poderia voltar ao mercado de trabalho.

Essa sensação foi ficando cada vez mais forte. E deixou de ser uma possibilidade e virou uma necessidade quando meu marido largou o emprego que tinha na cidade onde moravamos antes, por minha causa, porque eu queria ter meus filhos aqui, nesta cidade, cria-los aqui e ter o parto do bebe aqui.

Ele largou o emprego na empresa grande e prospera... e conseguiu emprego numa coisinha pequenina... que lhe pagava 500,00 (isso memso quinhentos) rsrsrrs por 4 horas trabalhadas.

Ele não esta mais nessa coisinha. Está num lugar interessante... provavelmente recompensador... mas ainda não começou a efetuar os projetos de fato... estamos caminhando.

Mas eu preciso trabalhar.

Primeiro, porque é o que sei fazer.

Segundo porque precisamos do dinheiro para pagar as contas de agua, luz, telefone.
'
Meu salario não será para pagar contas feitas com roupas, sapatos, perfumes, restaurantes, nem viagens...

Meu salario é para manter a comida na mesa e a agua quente no chuveiro.

Eu preciso mesmo.

Alem de amar o que faço.

Mas...

Deixar meus filhos la na escola... me fez chorar.


O bebe coisa fofa da mamae continua gordissimo, com dois dentes enormes na boca... sorriso bom!

Ele ama o irmao mais velho e por ele faz qualquer coisa.

Essa semana se empolgou numa brincadeiro com o irmão e ficou de pé no berço sozinho, segurando na gradinha. A sorte é que o irmão estava em sua frente vendo tudo e deu um grito de susto ao ver o bebe de pé sozinho. Eu me assutei com o grito de susto do mais velho e virei o rosto e vi o bebe gordo se sustentando sozinho... rsrsrsr...

Ele faz isso no braço da poltrona a um tempo já e no sofá tambem... mas no berço foi assustador, porque a grade do berço estava meio baixa e ele ficou com o tronco todo para fora... podia ter caido. Eu ergui a grade do berço na mesma hora! (Depois de dar um berro e tremer como vara verde.)

Na escola, eu fico escondida, vendo ele brincar... e a paz dele é uam coisa até esquisita... para mim, mãe de um espivetado "filho mais velho".

O filho mais velho ficava de pé na banheira com 4 meses, sozinho e brigava comigo quando eu tentava dar uma rasteira nele para ele se sentar na agua. Ele se virava na hora da troca das fraldas e ninguem conseguia ficar perto de mim... porque todos ficavam aflitos com a rapidez das minhas mãos. Eu parecia ser mesmo a mãe-polvo. Segurava o tronco dele com o braço, com a mão eu asticava a fralda, nisso ele já tinha se livrado dos meus braços e se arrastado pela cama, pegado o hipoglos e apertado no seu rosto. Eu o buscava, tampava o hipoglos, rateava alguma coisa, tentava esticar a fralda novamente, ele ja tinha escapado das minhas mãos, de pendurado na cabeceira da cama, ficado de pé, desarrumado a fralda que estava pronta esperando o seu bumbum...

Nessa época eu cansei de troca-lo deitado (la pelos 4-5 mesmes) e eu só o trocava de pé... ele segurava na minha cabeça ou nos meus ombros, e eu colocava a fralda nele de pé. Com uma mão só... Era a coisa mais esquisita de se ver. Ele nunca parou quieto e quando a gente ia protege-lo de alguma coisa aqui, ele passava rastejando por baixo das nossas pernas abertas e se enfiava num armario ali...

Então quando vejo meu bebezinho pequenino, sentado no chao da escola, calmo, observando os brinquedos, atentamente e com muita tranquilidade, eu acho estranho... mas bom.

Ele se senta no tapete colorido, escolhe um brinquedo para tentar alcançar, fica um tempo analisando... joga o corpo para frente, estica um dos braços, o outro ele usa de apoio. Ate que então ele alcança o brinquedo. Volta para sua posição inicial e leva o brinquedo até a boca. O amigo tenta agarrar o cabelinho dele, ele sente um leve puxão, desvia lentamente o olhar do brinquedo e fita o amigo. A professora intervem e o amiguinho pega outra coisa para puxar. O meu bebe volta os olhos ao brinquedinho tranquilamente, dá um suspirinho de reencontro e começa a morde-lo denovo.

Eu acho lindo!

Ele voltou da escola mais interessado ainda nas coisas e balbuciando novos sozinhos. Está aprendendo rapido! srrsrs

Na cama ele se joga p frente, cai de cara no colchão, ergue seu tronco sobre os braços esticados e usa os dois braços para ir onde quer e pegar o que quer... Mas somente usa os braços. As perninhas são arrastadas... rsrsr cute cutee! Lindo!

Ontem tomou vacina dos seis meses.

Tadiquinho.

Febre de 38 graus... roxo de 3 dedos de diametro na coxa esquerda, local que no momento está intocavel, um soninho e chorinho que não passam.

Dei até dipirona para ele.

Ele nunca tinha tomado dipirona antes.

Mas ele tá sofridinho tadinho...

Vou la ficar com ele...

Meu querido filhote mais velho (preciso arrumar apelidos para eles aqui no blog neam?!?) está dormindo faz tempo aqui na minha cama. Ele está com dor de ouvido, tratando com antibiotico. Ele estava meio resfriadinho e desceu no parquinnho para brincar com uma amiga que ele ama. Os dois ficam mais sapecas ainda quando estão juntos.
Ela inventou de pular nas poças de agua e ele foi junto, mesmo sob ameaças minhas de irmos para casa se ele fizesse isso. Ele fez. E depois sentou na poça e tirou os sapatos e brincou descalço e ja estava quase escuro e tinha um vento friozinho (tempo doido!). Eu troquei a roupa dele na memsa hora... mas dias depois o ouvio doeu.

Vamos ver...

Eu estou tratando.

Mas da proxima vez não vou dar segunda chance... Se ele se molhar em tempo frio e com resfriado, vai subir no primeiro segundo. Oras!

rsrsrsr

Aprendi a lição.


Vamos indo.

Quem quiser ore por mim.

Bjos,

4 comentários:

  1. Quantas notícias boas, estou com saudades de nossas conversas, mais espero que essa semana a gente se fale, mais como sei que pra você será corrido mais entra só pra dar um oi, preciso te contar uma coisa.
    Quero desejar tooooooooooooda sorte do mundo pra você no novo emprego e tudo vai dar certo com os pequenos também.
    Beijos com saudades e orgulho de você.

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida amiga, quanto tempo sem notícias hein, tá loko, como foram de Natal e Ano novo???
    Que bom que o bebê está se adaptando bem na escola, tadinho do S......., com ele é mais complicado porque ele já entende e sabe sentir falta, mas fique firme amiga, vc vai conseguir e em breve estarão os dois amando a escola e você mais aliviada.
    É miga nossos pequenos realmente só querem saber de bagunça e não tem noção que fazendo algumas peraltices eles podem ficar dodóis, mas criança é assim mesmo e como é bom tomar banho de chuva e pisar em poça de água né, rs.
    Melhoras pro fofinho e boa sorte no seu novo emprego, que Jesus te acompanhe.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. amiga!super saudades de vcs!imagino o frio na barriga q vc esta...assim como eu estou aguardadando a minha avaliaçao, jah faz 2 meses e meio q estou la e ja ja vai acabar meus 3 meses de experiencia, nao se se fico, nao sei se devo ficar, nao sei se vao me dispensar p o mestrado, enfim...minha vida mudou muito, e ainda n consegui me ajustar as novas mudanças... sei q vc eh forte, esperta e sempre consegue td na paz de deus, pois eh muito abençoada... a gent n sabe como e o q fazer tem horas, mas deus sempre sabe!
    bjus amiga!

    ResponderExcluir
  4. Naninha que saudades!!!Seu baby já tem 7 meses? Nossa como o tempo passa rapido e o maior quase 3 anos, uau!!!Quando comecei ler seu blog seu maior tinha 2 aninhos e vc estava gravida do segundo passou voando mesmo!Que bom que esta na cidade que tanto queria, logo suas crianças acostumam na nova escolinha e vc vai tirar de letra seu novo trabalho!!!beijocas
    Val e Gui

    ResponderExcluir