quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A mala e a febre

A mala do bebe

Eu sempre viajei muito com meus filhos... sabem como é cada pedaço da familia em um canto do pais... e todos implorando a visita dos bebes...

E nunca me esquecerei da primeira mala que fiz quando era uma mamãe rescem chegada ao mundo do bebes... eu demorei muito pensando e palnejando cada peça de roupa, cada lençol, cada remédio, tudo... com o tempo vira rotina...

*levo na bolsinha de passeio um conjunto de verão, um conjunto de manga comprida e um macacão de plush, umas 3 fraldas descartaveis, um hipoglos, um lencinho umidecido, duas fraldas de boca, duas de forrar, um brinquedinho colorido de preferencia que nao faça muito barulho, aproveito e coloco minha carteira num bolsinho da frente da bolsa, dentro dela coloco a minha carteira do plano de saude a a carteirinha do plano deles também, se o bebe chupar chupeta e mamar mamadeira, ache um cantinho para a chupeta e para a mamadeira. Se voce for como eu e tiver mais de um filho tmabém é bom colocar um brinquedo para o mais velho, um casaquinho e uma troca de roupa para o mais velho tambem.. afinal... agente nunca sabe o que vai acontecer.. e é muiito bom saber que quaquer coisa que se precise no meio de um passeio estará ali, na sua super bolsa, prontinha para ser usada!


*Na mala da viagem eu separo uma parte da malinha deles só para higiene e remdinhos...
São eles: Lenço umidecido, hipoglos, vitaminas receitadas pelo pediatra, pomada contra assadura, tipo uma nistatina, ou um bepantol, uma pomada para as eventuais batidas e roxos, chamada hirudoid, um anti-termico, gosto do tylenol bebe que é bem corriqueiro e acho que apresenta bem poucos riscos de intolerância, um remedio para cólica, tipo o mylicon, um sorinho nasal, como o salsep, um bloqueador solar, uma loção contra mosquitos que tem da Jhonson e da Davene (Bebe Vida loção anti-mosquito) e um termometro. Nunca esqueçam o termômetro! Ele te ajuda a definir se o passeio pode continuar ou se é preciso levar o bebe para um lugar mais calmo e cuidar de fato dele. No caso de levarem o termômetro nunca esqueçam de levar também o anti-térmico... porque se não não adianta nada... saber que está com febre e não ter como medicar.

Como encarar a febre, em casa ou em viagens, TANTO FAZ:

O bebe está com um olhar mais brilhante?
Está mais quentinho na cabecinha ou no corpo todo?
Sua mãozinha está gelada? (muitas crianças ficam com a mão gelada um tempo antes da temperatura subir de fato)

Saque o termômetro da sua super bolsa e cheque a temperatura.

Se ela for baixa (ate 38-38.5) tire roupas apertadas, desconfortáveis e quentes demais (se não estiver num lugar muito frio nem com muiiito vento, claro) refresque o bebe, dê um banho morno nele, nunca gelado de vez e nunca quente demais... morno. Deixe a água cair sobre ele... por um tempo... e depois do banho escolha uma roupa mais leve para colocar no bebe.

Veja a temperatura novamente. Se tiver abaixado... é um bom sinal... sinal de febre boazinha, que nõa é muito persistente e que deve ser observada, mas provavelmnte não temida demais.
Se não diminuir, ou se diminuir logo após o banho, mas voltar com tudo meia hora depois, eu dou um tylenol bebe e fico obserando até passarem mais de 40 minutos que é o tmepo médio de açao do remedio.

O segredo da febre é a observação. O tempo todo use seu termômetro, primeiro use a sua mão, seu rosto para sentir se o bebe está quente... se estiver na duvida ou se acha-lo quentinho, saque o termômetro sem dó... rsrsrs... melhor incomodar um pouco o bebe do que deixa-lo chegar numa febre muiito alta que é dificil de baixar e que desgasta demais o bebe...

Quanto mais água o bebe tomar, menor será a chance da febre aumentar muito e de ficar persistente... criança bemmm hidratada manda embora a febre mais rapidamente... o corpo precisa de agua.

Normalmente febre alta demais é infecção de garganta... mais de 38.5-39 graus. Nesses casos eu não penso duas vezes... levo no medico a hora que for...

Se ficar entre 37.7 e 38.5 eu fico atenta e dou um tylenol, só para o bebe não sofrer demais com o mal estar da febre, se essa febre vem junto de uma corisa, uma tossinha, mas a criança esta bem, atenta, alerta e tal eu espero e observo... não levo no médico...geralmente é uma gripinha, que eu trato com o meu amigo salsep (soro nasal), inalaçao com soro fisiológico e tylenol para as febrinhas. Com o tempo ele sara e pronto. Se a febre continua na casa dos 38 graus por alguns dias (3 mais ou menos) ou não vem junto com sintomas comuns de gripe, eu levo no medico tambem...


É desesperador ver um bebe com febre, parece que vamos morrer... mas a febre em si não é o problema... o problema é o que causa a febre. Geralmente a causa da febre baixa é mesmo uma virose, uma gripinha, sei lá... mas a febre alta é sinal de infecção mesmo... coisa na garganta, ouvido, intestino, ou sei la onde mais... (q Deus nos livre dessas coisas, amém!) Mas isso tambem não é regra... pode ser que a garganta esteja toda estrupiada e a temperatura fique na casa dos 37-38 graus... ou pode ser que dê um febrão e não seja nada muito sério... tem que observar... e se não conseguir ficar tranquila tme que levar no medico mesmo... porque mãe não é formada em medicina e não tem obrigação de saber tudo... e eu prefiro nunca brincar com a saúde dos meninos

A febre pode fazer o bebe ficar molinho, sonolento, vomitar ou convulsionar (mas esse ultimo sintoma não é regra não, tem que ter tendência para isso).

Mas tudo isso, passa... a gente quase morre, mas faz o que tem que fazer... e eles vão nos ensinando que são mais fortes e mais valentes do que imaginávamos. E coraçào de mãe vai ficando vacinado... nunca para de se preocupar... mas vai ficando mais forte... depois de um tempo voce entende que criança fica doentinha às vezes e aprende a encarar com um pouco mais de naturalidade tudo isso... mas isso vem com a experiência...


Será que ajudei, Dany querida?

Nã sou boa para fazer textos práticos e objetivos... e mesmo quando me proponho a escrever em tópicos consisos, o post ainda fica grande .... mas espero ajudar mais do que atrapalhar com tudo isso que escrevi acima.

Que Deus fortaleça a saúde de cada um de nossos filhos e o coração de toda mãe que precisa vencer tudo e ser capaz de cuidar de seu bebe, mesmo tendo a vontade de sentar e chorar de medo, desespero e culpa. (Nossa... um dia ainda vou olhar para tras e me perguntar: "como foi que eu consegui fazer isso?"
Olha eu já aumentando o post... affff... tchau!)

naninha

12 comentários:

  1. Adorei as dicas! Graças a Deus nao passei por perrengues de frebe, e espero nao passar ( pensamento positivo sempre, nunca eh demais!).
    Agora a mala...rs eu acho que exagero hein...rsrsrsrs
    bjao

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse posta dra Naninha, rsrsrsr, de grande utilidade para as mamães de primeira viagem
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que post mais precioso.
    Eu ainda estou no 5 mês de gestação, mas vou sempre me lembrar dessas dicas.
    Obrigada.
    Bjão, Fabi.

    ResponderExcluir
  4. ótimo post!
    vou guardar pra reler!

    ResponderExcluir
  5. Ah amei as dicas anotei aqui na cachola tudinho, valeu mesmo Naninha nada como uma mamãe experiente para nos dar um toque!
    Ah, deixa eu te perguntar bebê geralmente choram e experneiam quando tomam inalação eu perguntava ao medico se podia fazer com o bebe dormindo e ele sempre dizia que não, que não tinha o mesmo resultado em contrapartida resolvi fazer o teste, meu Gui estava gripado e tossindo muito, a cada soninho dele eu estava lá fazendo uma inalação e não é que ele melhorou? Até dormiu melhor sem tosse! Isso quer dizer que a inalação domirndo resolve sim!que vc acha???????
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Naninha..dicas ouro pra nós mamães de 1ª viajem! Nossa, a malinha então, completissima!!
    Adoro ler seus posts flor, engraçado que eu trabalho dai eu demoro umas 2 horas pra ler inteiro..uma delícia sempre!
    Post longo, post util..
    ruim é post longo e cheio de baboseiras..
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Mesmo ficando longo ficou ótemo e muito esclarecedor,

    Obrigada Naninha por compartilhar com a gente..

    beijossss

    ResponderExcluir
  8. Estava aqui toda pensativa...Quando engravidar quem pode me ajudar?...
    Naninha!!!!!!!Rsrsrsrsssss....

    mil bjssss!!!

    ResponderExcluir
  9. claro qur ajudou!!!!!
    e muito!
    obrigada naninha!!!!!util de mais

    ResponderExcluir
  10. Naninha, amiga!!! Este post é perfeito para nós, mamas de primeira e atrapalhadérrimas (pelo menos eu sou!). Adorei! perfeito, bem explicado, com detalhes. Amei!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oii lindaa!!
    Passei pra deixar um beijão, depois venho com mais tempo, Deus abençoe.

    ResponderExcluir