sábado, 29 de agosto de 2009

Falem meus filhos, falem

(Dani Donda, ontem a noite comecei este post, mas não deu tempo de terminar, dai agora entrei no teu blog e vi que teu post tem o titulo "fala papagaio" mas eu não quis te copiar não, ta? Acho que mãe de menino de dois meses é tudo meio igual mesmo...)

Meus amores, OBRIGADA pelos comentarios maravilhosos e riquissimos que voces me deixaram no post anterior. Foi maravilhoso como cada comentario foi sarando meu coração.

Então, hoje, quero falar de coisas boas... maravilhosas!

Meu primeiro filho tem dois anos e cinco meses. Está na fase das palavrinhas trocadas, das frases feitas com graça, das tiradas inusitadas.

Infelizmente não vou me lebrar de tudo, mas queria registrar as coisinhas fofas que saem daquela boquinha bem feitinha que ele tem! huahahau

Lavar é "Valar".
Brócoles é "Bróglues"
Azeitona é "Tutona"
Caminhão é "Minhão"
Cavalo (sua paixão junto com os carros e motos) é "Falalo"
Chupeta é "Pepeta"

As frases são cada dia mais bem elaboradas e compridas.

"Mamãe, ouça exe balulo estanho... quem é?"
"Comer bróglues, tutona, roiz (arroz), pijão (feijão), taninha (carninha) e molho (creme de milho, ou lasanha) pa (prá) picar (ficar) portiiiii (forteeee) igual o falalo (cavalo)!!!!" Dai ele ele faz força com o braço e uma careta de quem está morrendo de tanto fazer força! ahahah É bem engraçado. Mas ajuda muito na hora de dar almoço para ele.

Uma coisa que ele adora fala é : "Aaaa nãum, nãum aquedito!" (Aaa não, não acredito!) Isso ele fala quando esta muito impressionado com uma cois aboa ou ruim.

Quando ele fala alguma coisa e a gente não entende, ele faz os gestos daquilo que está falando... se mesmo assim a gente nã entender, ele nos pega pelo braço e nos puxa dizendo: "Bem (vem) cá, mustá (mostra) pucê ( pra voce)!"

Ele é super divertido, se empolga com tudo... morre de rir de quase tudo, é daquelas crianças que quando a gente anuncia que tem gelatina ou algo do tipo, ele sai correndo pela casa sapatiando e gritando : "Aaaa nãum aquedito , qui (que) diíça (delicia) mamãe! Ebaaaaaaaaaaaaa!"

Quando o bebe chora ele pára o que está fazendo vem correndo até mim e diz meio aflito: "Mamãe, picisa (preisa) de tetê (mamá) o irmão."
Hoje eu e ele estavamos comendo cagú (sagú) debaixo do edredom e o irmãozinho começou a chorar. Eu fiquei meio chateada porque o meu menino mais velho estava muito carente de mim e estava realmente precisando daquele momento... mas resolvi perguntar a ele o que eu deveria fazer e ele disse : "Aaaa... hummm...hummm... dá tetê irmão e bolta (volta) ati (aqui) depois cumigu (comigo)." Aiiii vontade de apertarrrrr ele!

Um dia o pai dirigindo o carro passou sobre um buraco e o bebe estava no peito mamando... eu disse "aiiii meu peito mor!" e o meu maiorzinho disse "cuidado mor... vagar (devagar) mamãe peito irmão."

Ontem o pai estava falando com o bebezinho para ver se ele fazia beicinho ( e ele fazia mesmo coitadoooo... não gosot de ver meu bebe fazendo beicinho).. daiii o maiorzinho parou de brincar com seus brinquedos e disse para o pai: "Vagar, ele pequinininhuuu" (devagar, ele é pequenininho.)

Um dia ele estava brincando com seu priminho. E o priminho estava dando uns tapinhas na cara dele... e ele nem ligava. Mas, depois se cansou e revidou. ( ele é forte, dá uma só e o primo sai rolando no chão e berrando...) o meu marido viu e ficou bravo com o filhote que foi ameaçado com a frase: "Se bater novamente no primo nós vamos embora." Minutinhos depois, o priminho bateu, mordeu, chutou, arranhou seu rosto e ele fixou o olhar no pai e não reagiu. Afinal, não queria ir embora. Ele é muito inteligente e tem um dominio da situação impressionante. Me parece bem maduro.

Aiiii agora vou falar do bebezico!

Gente... eu acho que ele deve dar uns 80-100 sorrisos por dia... parece mentira? Não é. Não tenho porque mentir aqui. Ele acorda e fica "conversando" com as manhcinhas na parede. Daí riiii e ri. Dai nos ve e já larga um sorriso, depois outro, depois mais um... e assim vai. Ele fala e ri.
Hoje ele estava mamando de olho aberto e começou a perceber que eu estava olhando para ele e sorrindo, nessa hora ele fez um sonzinho, tipo uma risadinha, olhou denovo para mim e largou o peito e abriu o bocão num sorriso enorme e disse "auuuu" "aguuu" ...
Ele fala umas coisas assim:
AUUUU
AGUUU
AGUIIIIII
ANHEM NHEM
UMAIII
AAAAaaaaaAAAIIIII

Tem mais um tanto de sonzinho linnnduuuu que ele fala mas eu nem consegui entender todos ainda... hauhauhaua Mas ele jura que está falando mesmo. Ele olha no fundo dos meus olhos, faz expressões faciais muito intensas e solta esses sonzinhos.. ele jura que eu estou entendendo tudo. Será que estou? Às vezes entendo mesmo! rsrsr
Como ele é doce, meu Jesus... ele é um amor. Tranquilo e simpático... extremamente simpatico.
Sempre achei meu primeiro filho um bebe muito simpartico... mas esse consegue ser mais.
Sempre achei meu primeiro filho muito "durinho", mas esse é ainda mais. eu o carrego somente com uma mão no seu bumbum e ele adora. Fica todo firminho e livre para virar para todos os lados! As pessoas pensam que ele está com uns 4 meses... quando digo que acabou e fazer 2 meses, as pessoas se assustam muito. No começo eu ficava sem entender porque. Mas agora já acostumei. Elas me dizem : "Aaa, mas teu menino tá muito firminho! O meu com dois meses só ficava deitadinho, imagina que ele estaria todo solto assim no colo, todo durinho desse jeito!" Eu apenas sorrio... vou fazer o que.. não sei porque ele é assim. Na banheira, continua dando aquele trabalhão para ficar deitado dentro da água. ele quer ficar de pé... mas entramos num acordo... eu o deixo ficar sentado... nessas horas ele parece um bebe de 5 meses... sabe? Aqueles bebes tudo truncadinho, gordinho e sentadinho com aquele cabeção apoiado no peito ( pq o pescoço sumiu no meio de toda a gordurinha...)

O maiorzinho sempre foi muito esperto alegre e agitado. O menorzinho me parece tambem bem esperto, extremamente feliz mas completamente tranquilo. Muito interessante ver essa diferença entre eles.

Minha irmã deu uma camiseta para o maior e uma para o bebe, as duas camisetas são bem parecidas e não vejo a hora de poder sairmos de casa para poder sair com esses dois meninos vestidos com roupinhas parecidas!!! Que coisa mais linda. rsrsrs

Sabe uma coisa que gosto de fazer?

Eu passo a mão no topo da cabecinha do bebe e fecho os olhos. Lembro-me imediatamente de quando ele estava na minha barriga, sentado, com a cabeça proxima ao meu estomago e toda manhã, enquanto eu acordava eu passava a mão no alto da minha barriga, sentindo o topo de sua cabecinha, assim como faço hoje em dia, mas sem a barriga nos separando! Naquela época ele ainda estava dentro de mim... e isso diz tudo. Ele é meu. Veio da minha barriga, cresceu em mim. É meu filho.

Eles são meus, saíram de mim... eu os quero para mim para sempre... mas indo na contramão de tudo isso, eu os preparo para a vida... para serem felizes e capazes de fazerem tudo o que for preciso aqui neste mundo.

Eu os amo demais. E quando os vejo sorrindo parece que derrubaram um balde de pura luz sobre minha vida. E por enquanto cada sorriso é um flash... literalmente! Já nem sei onde por tantas fotos! rsrsrsr! Lindos da mamãe!

9 comentários:

  1. Que delícia!!! Estava de sorriso de canto a canto da boca enquanto lia o teu post, imaginando cada situação descrita... deve ser maravilhoso viver esses momentos!!! Que o Senhor continue abençoando abundantemente a sua família linda!!! Bjão!!!

    ResponderExcluir
  2. Leio tudo isso e fico iluminada com tanto amor...
    Menina, que coisa linda!
    Eles tem mesmo o dom de serem iguais e diferentes, né? E nos causarem tantos sentimentos bons com um simples sorriso, um olhar mais significativo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, fico tao frustrada qdo leio essas coisas maravilhosas que vc escreve, sabe pq?

    Pq esse seu anonimato as vezes machuca sabia?
    Sim, vc contou as coisas lindas que seus bebes fazem e eu fico aqui parecendo aquela tia de longe, privada de ver os sobrinhos....

    Vc conta, eu babo e fico inventando rostos na minha mente... imaginando uma foto de casa situação que vc relata...

    EU SOU 100% VISUAL.
    Então o fato de eu nunca ter visto seu rosto, ou de seus bebes, me frustra as vezes....

    Sabia que esse dias eu fiquei pensando que vc nao existia?
    Serio!!! kkkkkkkkkk
    Pensei: Ela deve ser de alguma revista especializada, ou uma atriz, e se passa por gravida-mae, pra colher relatos, e fazer um laboratorio pra sua proxima materia, ou pro seu proximo personagem na novela das oito....
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Amo vc, vc existe mesmo???
    Bjussss

    ResponderExcluir
  4. Naninha linda, me perdoa...
    Eu não tenho tempo de ler seu post, a Sofia ta aqui com os olhos arregalados e eu morrendo de medo que ela chore por ta aqui deitada com pouca atenção. (Insegurança de mãe de primeira viagem).
    Mas, vim te agradecer pelo carinho, quando li seu comentário quase chorei. Sabe que quando comecei a sentir contrações só conseguia pensar em você, na Dani... Todas as amigas do blog.
    Que Delícia essa amizade, esse carinho... Nossa como eu adoro vocês!!!!!
    Olha amiga, que Deus te abençoe muitoooo!!!!

    Vou indo, depois eu volto com mais calma.

    =**

    -Cath e bebelina-

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, agora já virei freguesa...
    Eles crescem tão rápido não é?!
    Eu fiquei imaginando todas as cenas dos dois mocinhos!
    Que vocês estejam e sejam sempre muito, muito felizes!

    Um beijo com muito carinho!

    ResponderExcluir
  6. Oi Naninha!!!!

    Sem comentários esse seu post, só de ler já sorrio imaginando o meu filhote o Juan tb começou a resmungar bem cedo com 1 mês meio já falava angu, um barato, uma delicia!!!

    beijosssss

    ResponderExcluir
  7. aaaaaaa seus filhos sao uns fofos! amo de paixao!! sao simpaticos = aos pais hehehee
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Ai, Naninha, que coisa linda! Fiquei imaginando meu bebê ao meu lado, eu passando a mão sobre a cabecinha dele...e lembrando dos dias mágicos da gestação (que estão acontecendo AGORA!)...por que eu passo a mão na cabeça, nos pés, mãozinhas...o tempo todo..mas ele ainda está lá dentro e eu estou aqui fora, descrevendo o mundo pra ele..."Oi, amor, bom dia, hoje tá calor, acho que nós dois vamos pra piscina mais tarde", "Tá com fome, bebê? Mamãe vai tomar suquinho de laranja pra alimentar você...sente o gostinho..bom, né?" Delícia!! que sonho bom!!!

    ResponderExcluir
  9. Eita coisa boa é ser mãe né naninha? Bem aventurada... Beijos.

    ResponderExcluir