terça-feira, 18 de agosto de 2009

competição...

Uma vez ouvi uma frase inteligente, quando ainda era uma mamae novinha em folha do meu primeiro bebe.
A frase era mais ou menos assim: Cada um possui um talento um dom, uma facilidade para alguma coisa e isso tende a ser unico, exclusivo. Não introduza teu filho a este mundo competitivo desde cedo. "O meu bebe mexeu na barriga com 4 meses." "Aaaa, mas o meu chuta mais que o seu." Ou então, "Meu bebe pesa tanto." "Meu bebe já senta, e o seu? Já? Já?" E por aí vai...

Eu amo falar das coisas que eles já sabem fazer e é absolutamente tentador não falar sobre isso. Mas... vejo que tem gente que faz isso por pura competição mesmo, é como se tivesse uma mensagem nas entrelinhas de suas frases: "Meu filho é incomparavelmente melhor do que todos."
Isso cega a pessoa... ela não consegue ver os defeitos de seu proprio filho e não é capaz de ver as qualidades infinitas dos filhos alheios... Acaba sendo triste. Mas é também um saco de aguentar..rsrsrs

E destroi a criança por dentro... ela cresce com uma idéia de que sua mãe o acha perfeito e portanto ele considera que deve mesmo ser perfeito. Quem consegue sobreviver a isso? Esse mundo ja nos cobra coisas demais... as mães não deveriam cobrar tal absurdo de seus filhos.
A gente espera que eles andem na mesma idade que todos os amiguinhos da escola andaram, esperamos que eles falem palavrinhas como seus coleguinhas já falam, esperamos que eles sejam tão altos quanto os amigos de suas idades, esperamos que eles sejam tão educados quanto o filho de um conhecido que mora no japão, esperamos que ele faça as gracinhas que o filho da visinha faz, esperamos que ele pegue o peito imediatamente, esperamos que ele perca as roupinhas de rescem nascido numa velocidade inmensuravel, esperamos que ele arrote como todos os bebes dos filmes, esperamos que eles durmam a noite toda como os bebes de algumas sortudas... enfimmmmm

Poxa vida... o pequenino mal chegou a este mundo e a propria mãe já lhe despeja dez caminhões de expectativas sobre suas fofas costinhas... É como trabalhar para um chefe impossivelmente exigente... a gente está sempre se esforçando e ele está sempre com a cara feia.. esperando mais de nós.
O mundo já fará isso com seu bebe...
Mãe... minha gente, tem que olhar com olhos de águia dentro do coração de seus filhos, percorrer cada milimetro de seu interior e ser capaz de recnhecer qual suas qualidades unicas e incomparaveis e valoriza-las. Mostra-las para seus bebes.

Meu primeiro filho tem um ano e 4 meses e fala daquele jeitinho de criança, trocando o V pelo T e etc... mas seu primo mais novo fala tudo perfeitamente. Ao invés de cobrar de meu filho que ele fale como o priminho, eu o incentivo cada vez mais a ser melhor em seu "dom" que é a coordenação motora. Ele come sozinho há muito tempo, ele veste calça, blusa e sapatos sozinho, ele monta predios interessantes muito antes de ter um ano, ele consegue pegar um fio de cabelo no chão desde que tinha menos e um ano tambem, ele sabe usar brevemente a tesoura... enfim, sua coordenação motora é bem legal... e porque eu iria ficar martirizando-o porque não fala corrretamente as palavras???

Com certeza o meu segundo filho terá outro "dom" e terei que usar meus olhos de aguia para reconhecer qual é e incentiva-lo a usar. Acho tao bonito quando alguem me lembra que não tenho uma vantagem X, mas possuo outra qualidade unica e util...

Afinal porque todo mundo tem que ser bom com numeros? Ou porque todo mundo tem que saber nadar? Sei la...

Sei que cada um de nós tem qualidades otimas e que as vezes estão escondidas e inutilizadas apenas porque não estão na "moda"e isso nos faz esconde-las.

A maior sabedoria é tornar util para a humanidade aquilo que voce sabe fazer bem feito. E ensinar teus filhos a fazerem o mesmo com as qualidades que são deles.

Amar é valorizar qualidades, não exigir padronização. É saber reconhecer qualidades unicas, valoriza-las e ajudar os nossos bebes a utiliza-las.

Se eu tenho um jardim cheio de flores, prefiro que elas sejam coloridas e não de uma cor só.

Dei meu recado,

abraços,

naninha

9 comentários:

  1. Sábias palavras!!! Grata por compartilhar conosco!!!

    ResponderExcluir
  2. clap clap clap!essa minha amiga eh muito inteligente e eu a amo!rs
    concordo com td q vc disse! eh bem asssim... axo que me encaixei no q vc disse logo no inicio...eh atentador ficar sem contar as novidades de nossos filhos, e as vezes acabamos sendo chatas em acabar comparando sem querer nossos filhotes....
    cada ser eh unico... cada um tem um dom...é assim mesmo!bjs

    ResponderExcluir
  3. Mas é isso mesmo!
    Chega a ser um saco quando outra pessoa vem e diz:
    "ah mas o meu já faz tal coisa, mas o meu já come isso, o meu já faz aquilo...".
    Cada pessoa tem seu jeito, seu tempo, e não podemos esquecer nunca que os bebês tbm são seres humanos, um diferente do outro!
    Post muito inteligente!, adorei!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Linda acho q é a primeira vez q comento aqui.apesar de vir algumas vezes, concordo plenamente com tudo q vc escreveu. Eu acabei de ter um bebe tambem ,tem 15 dias, e ja ouvi algumas comparaçoes...mas eu ja cortei logo a conversa pela raiz nao deixei a pessoa seguir pq sei q seria sempre a mesma coisa. beijos q Deus abençoes vc e seus bbs.

    ResponderExcluir
  5. Gata, nem preciso repetir que amo a forma que vc expõe as coisas.
    Ambas tocamos no assunto essa semana no Blog.... pq incomoda NE?
    Fala serio!
    Eu decidi postar sobre a A.M.E, pq essa conhecida que citei, é a minha maior rival... kkkk
    Parece piada NE? Mas não e .... ela teve bebe 4 dias antes de mim, e o neném dela tem 7kg, enorme, bochechudo e lindo, preciso admitir.
    Ela compete comigo, eu não compito (existe essa palavra?) com ela.
    Ela compete sozinha, mas e muito chato NE?
    Tem mãe que quando se reúne não consegue ter um papo agradável sobre os filhotes, só ficam expondo a listas de qualidades.

    ResponderExcluir
  6. affff.... sem comentarios... antes do Leonardo nascer já tinha gente querendo comparar... agora entao... nem se fala... eu tenho uma estratégia... me faço de louca... kkk... faço de conta que não é comigo.. que não ouvi ou nao entendi... é melhor não se importar c isso...

    bjokas!

    ResponderExcluir
  7. Oi naninha,
    Concordo com vc totalmente. Lembra que passei aqui um dia pra dizer que meu bb não tava ganhando peso como deveria?!?!? Pois é, nem fiz um post sobre isso no blog pra evitar essas comparações. Mas embora o Pedro ainda esteja abaixo do peso, ele tem engordado muito nas últimas semanas. Melhor que isso, tá ótimo e super saudável.
    Bjo grande

    ResponderExcluir
  8. Sei que esse nem é seu último post, mas não poderia deixar de comentar aqui.
    Menina, concordo em gênero número e grau com o que vc escreveu e te digo que já sofri demaaais com essas comparações, pois veja só...
    Tenho 2 primas com idades parecidas, uma 10 meses mais velha e outra 2 meses mais nova, ambas nasceram loiras e eu? Eu nasci morena! Daí já fiquei "menos" q elas para uma tia. Elas eram magras e eu fui gordinha boa parte da infância. E vivi grande parte da minha vida ouvindo comparações do tipo: Fulana e fulana são magras e vc não é. Fulana e fulana são mais bonitas. Mas sendo sincera? Eu sempre fui muito mais amada! hahahaa... Minha tia sempre tentou me rebaixar pq eu sempre consegui mais atenção do que a filha dela q tem o gênio fortíssimo, e era claramente a preferida da minha avó. Graças a Deus, meu relacionamento com minha prima não foi afetado pela competição que a mãe dela nos impunha, somos grandes amigas e sempre foi assim! E, isso não afetou minha auto-estima, pois nunca me senti menos que elas, sempre recebi muito amor, mas muitas vezes esses papos me incomodavam e eu ficava triste. Mas como um dia é da caça e outro do caçador, os cabelos das minhas primas escureceram, agora eu sou muito mais magra do que elas (e escuto comentários de que sou magrela) e fui a única a passar numa faculdade publica, depois disso, minha tia resolveu se calar e parar de competir, quer dizer, ás vezes ela ainda tenta, mas a gente corta.
    UIII! Escrevi um livro, mas não poderia deixar de dizer que por ter sentido na pele toda essa competição, que alias, nem partia da minha mãe (pq ela é distraída demais para isso), eu sei como é ruim para as crianças ter alguém te comparando e te puxando para ser igual ao outro, estás certíssima! E eu prometo que um dia aprendo a sintetizar... hahaha!
    Beijos!

    ResponderExcluir