segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Eles...

Eu acho que estou sendo meio chata... meio assim... perdendo o bom senso mesmo... mas é que.. ai gente.. acho que sou mesmo coruja... ou talvez... eles sejam mesmo demias! (mãe corujaaaa!)

De qualquer forma, eu quero registrar essa fase deles... porque isso também passa voando... assim como o barrigão... assim como o corpinho molinho de rescem nascido... assim como tudo na vida de uma criança... voa e some. E não volta mais.

E, bom... (percebam que estou sem graça) vou ser bem clara... sem modestias falsas (que não faz parte do meu jeito de ser)... vou ser mesmo talvez meio metida... mas será apenas para registrar com fidelidade como vejo tudo que acontece com eles... me perdoem... não é para me soprepor a ninguem (jamais conseguiria fazer isso... gosto de pensar que no saldo somos todos iguais... uns com mais isso e menos aquilo, outros com menos aquilo e mais isso... mas no saldo todos iguais...), enfim... melhor eu começar logo este post, porque se não terei que mudar o titulo para "Eu" e não "Eles"!!!

Sempre achei que meu primeiro filho fosse esperto demais, (falei que ia ser meio metida!) tem coisas que ele fazia quando dentro da minha barriga, ou memso bebezinho bem pequeno, que eu não contava para ninguem, porque me cansei de contar coisas que ele fazia e o povo não acreditar e olhar para mim com cara de quem surtou na vontade de falar bem do filho... então calei-me... dizia apenas que ele estava "otimo". Mas me vinha na mente todas as coisas incriveis que ele fazia.

Até que fiz uma amizade num predio onde morava na época, e o filho dela tinha nascido dois dias antes do meu... e ele também era bemmm esperto, diferente dos niveis de desenvolvimento padrão dos livros...

Mas graças a Deus... ele sempre foi bem "normal" em muitas coisas e isso me tranquilizava, porque as vezes eu me assustava com a pressa em que ele se desenvolvia...

É dificil fazer um retrato "falado" dele...

Mas imaginem uma criança com cara de sapeca, daqueles sapecas que sabem que são sapecas e por isso mesmo investem num sorrisão bem largo para tentar amenizar possiveis broncas oméricas... rsrsr! Essa é a primeira coisa que notamos ao encontra-lo. Logo depois percebemos uma lógica incrível em seus pensamentos e fala. Uma coisa meio acima da média mesmo... (até as professoras me falaram, mas grazadeus, é uma coisa "discreta"... é dificil ser muiiiito diferente nesse mundo.)

Exemplificando:

Ele tem pouco mais de dois anos e meio, sua fala é todo cheia de "T" "to ati" e etc... mas o pensamento por tras dessa fala é interessante... bem elaborado mesmo.

Esses dias eu falei para ele entrar na banehira porque já estava enchendo de agua e ele estava numa canseira só e sem abrir direito os olhos, deitado na minha cama, ele me disse: "Mamãe, enquanto isso (a banheira enche de agua) eu fico deitadinho aqui na sua cama."

Outro dia (faz tempo), eu estava passando as orientações para ele ir visitar um amigo: "filho, quando a mamãe do seu amigo pedir para voce ficar calminho, voce fica, quando ela disser que não pode fazer alguma coisa, voce obedece, não pode fazer bagunça, ta?" Mas infelizmente a resposta dele foi: "Melhor ficar ati mamãe." Fiz o moleque desistir de brincar com o amigo com essas minhas recomendações... e foi preciso a mãe do mesmo conversar com ele e convence-lo de que não seria assim tão rigida como tinha parecido na minha fala! rsrsrrs... "Melhor ficar ati mamãe." Depois desse dia, sempre que ele acha meio compliado alguma ação futura ele dia logo "melhor fazer outra coisa mamãe"

Ele sai andando pela rua constatando tudo (voces vão ver quando seus bebes tiverem nesta fase que delcia que é!), ele diz: "Este carro prata esta perto do carro cinza", "Hoje a rua está muito quente... o sol chegou", "Hoje tá ventando muito", "O que é isso mamãe?" "Olhaaaa uma motonaaa", "Mamãe, tem que parar para o carro passar, sinal ta verde. Quando ta verde o carro passa, quando ta vermelho o carro para" (eu lhe disse isso uma vez quando fomos atravesar a rua e ele entendeu e fala disso toda hora quando estamos a pe ou de carro.

Ele continua acalmando o irmãozinho quando este chora, ele vai lá, consola, fala algumas coisas com a voz mais doce que consegue, faz carinho... corre pegar algum brinquedinho para distraí-lo, e quando constata tristemente que não conseguiu acalmar de vez o bebe, ele fala segurando a vontade de chorar: "mamãe, faz alguma coisa, ele precisa de voce mamãe"

Vou parar um pouco de exemplificar e continuar o retrato "falado"dele... rssr

Depois que notamos sua lógica linguistica, também percebemos uma timidez sem tamanho perto de muitas pessoas desconhecidas que o elogiam demais. É mais facil ele se soltar com uma pessoa que não dá muita moral para ele do que ele vencer a timidez e conversar com quem está emcima dele o elogiando... ele fica tão sem graça que se esconde atras das minhas pernas e só sai de la quando a pessoa desiste e vai embora... E então ele olha para mim e me diz: "não gosto dessa pessoa, tenho vergonha"

Ele é metodico.

Coisa que nunca fui e acho que nunca serei.

Quando o avo vem visita-lo, ele ja sabe exatamente a rotina que vai seguir e faz o avo cumpri-la exatamente a risca. Dá um abração, o leva ao quarto de brinquedos, depois come rapidamente um pedaço de pizza e meu pai tenta engolir tambem sua comida na mesma velocidade que ele, então os dois voltam ao quarto de brinquedos e assitem algum filmnho. Algum tempo depois ele o "leva" para casa de carro junto com o pai. Em cada casa que ele vai, ele segue uma rotina vivida antes, em algum outro dia e gosta de ser assim.

Mas quando anunciamos que tem novidade, no meio da rotina, ele até se terme de emoção e excitação... e aquela carinha sapeca e soridente vem com tudo...

Sua noção motora é extraordinaria tambem... quase nunca se machuca gravemente, pois seu corpo parece saber o que fazer sempre. Ele tem uma agilidade incrivel. Acho que seria uma inteligencia motora memso. O pai até cogita em coloca-lo numa ginastica olimpica ou coisa do tipo... Quando ele tinha dois anos e pouquissimos meses, ele estava vendo um filminho na tv e seu primo mais novo (porem maior que meu filho) estava o importunando, puxando cabelo, empurrando, ficando na frente da tv, para o meu filho não conseguir ver o desenho... e foi assim: O meu pequeno não tirou os olhos da tv, nem se quer piscou, mas seus braços agiram... ele deu um "golpe" no priminho que ficou preso, como numa "chave de braço" e aquietou-se... meus olhos nem conseguiram entender o que ele fez... ele girou o primo, prendendo seus braços com uma das mãozinhas dele e imobilizando o menininho, tudo isso sem que o meu filho tirasse os olhos do desenho na tv... foi muito engraçado para mim que já estava ficando de saco cheio de ver o primo fazer aquilo com ele e a mãe dele não dizer nada....

Acabei a parte do texto dele.. mas sinto que não conegui expressar nada do que ele é... droga. Desculpem. Eu tentei.

Agora vem o menorzinho... mimha massinha de macarrão crua, meu pãozinho de queijo, minha fofuuuura de paz e sorrisos estonteantes.

Gente que nenem da paz!

Da paz.

Ele dorme sozinho, depois acorda e gargalha sozinho... ele é feliz e pronto.

Ele ainda vive num mundinho todo mágico, de pura imaginação com salpicadinhos de realidade...

Ele é tãooo feliz!

Ele nos diz "bom dia" , sorrindo gigantemente para nós. Depois suspira enquanto nos "namora"com os olhos... ele ama ver meu cabelo balançando no meu rosto... e enquanto mama vai soltando uns suspirinhos de satisfação e prazer. Coisa mais incrivel de se ver. Nem sei como ele consegue fazer isso enquanto suga o leite do meu peito.

Suas mãozinhas se mexem tanto... e seguram brinquedinhos de leve. E quando ele ve alguma coisa muito linda e colorida ele mexe os braços e as pernas num desespero de tentar pegar o que está vendo... Vai com a boca, mãos e pernas na direção dos brinquedinhos.

Quando aproximamos nossos rostos do rostinho dele, suas mãozinhas vem com tudo em nossas bochechas e ele fixa o olhar em nós tentando administrar todas as informações de toque e visão... e parece se apaixonar pelo que ve e sente.

Cada dia ele ocupa mais espaço naquele berço enorme... e está ficando tão grande quanto o berço... rsrsr... exagero... o berço é grande mesmo... e meus filhos tem estatura pequena, assim como os pais...

Mas quem precisa de altura grande quando parecem ser enormes, gigantes mesmo para mim? rsrsr To brincando... se precisarem de uma forcinha da medicina para ficarem mais altos, eu e meu marido já nos decidimos a bancar... já que a genetica nossa não ajuda muito.

Eles são de statura pequena, mas sério mesmo... parecem maiores que o mundo inteiro para mim... parecem gigantes maiores do que a vida e a morte... parecem seres mitológicos, coisas enormes e quase inexistentes, de tão queridos, especiais e amados que são... eu os amo!

Mas não é tarefa dificil... quem não os amaria se os conhecessem de perto como eu os conheço???!!!

(falei que ia ser sinceramente metida!!...rsrsr)

beijos

9 comentários:

  1. Que mãe metida, qual de nós não somos né, é nossa razão de viver e somos apaixonadaas por essas fofuras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu achei que quando o Theo nascesse aquelas palavras que estavam no meio peito iriam fluir finalmente. Muito pelo contrário, ele nasceu e aquele montes de palavras se agruparam com sentimentos inexplicáveis...
    É muito mais do que qualquer palavra possa expressar!

    Beijão, AMIGA Naninha!

    ResponderExcluir
  3. Aii que Deliciaa!!!
    Tem que ser metida mesmo no meio te tanta alegria de um filho... Parabéns..
    Esperto ne?! assim que é bom.. beijocas queridaa Naninha!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, vc nao foi e nao é metida nao! Aliàs, o blog normalmente é ,para nòs mamaes, uma espécie de diàrio virtual, aonde queremos guardar as melhores recordaçoes!Entao, vc é livre de escrever o que sente e ponto!hehe!
    Adorei os detalhes, mas te entendo perfeitamente, em palavras è impossivel demonstrar o tamanho do orgulho e satisfaçao que temos ao ver cada gesto de nossos filhos, sò mesmo o coraçao é capaz de "falar"!
    Ps. fiquei na curiosidade de ver o rostinho de seus filhos e de vc!Nao colocarà uma fotinho?!
    Bjos,
    Daphne

    ResponderExcluir
  5. É flor, nós mamães temos muuuuuuitos motivos para sermos metidas e orgulhosas, eles são nossa razão de viver e o motivo de todos os nossos sorrisos.
    Parabéns pelo seus principes tão lindos, lindos mesmo!!!
    Bjs e aparece lá no blog!

    ResponderExcluir
  6. É Naninha, à cada dia nossos filhos nos surpreende mais. Também sinto que meu filho é muito, muito esperto e sabido para idade dele e eu sou muito rogulhosa por isso, imagina só você com seus 2...hehehehe
    Somos corujas não0 tem jeito!
    Um beijo
    Val e Gui

    ResponderExcluir
  7. Ola, estou fazendo um sorteio no meu blog de um kit Pampers, participa, ficarei te aguardando.

    Beijos
    www.meninosapeka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Amiga nao vou deixar de vir aqui nao!!To adorando te conhecer! Nao é que seja ruim nao ter fotos, é fica a curiosidade de saber com "quem" figuramente falando,rss, estamos conversando, mas isso nao impede que nasça uma linda amizade!!!Entendo tbm da segurança em nao expor os pimpolhos, é que eu nao resisto e acabo postando com foto!
    Bjooooo!!!

    ResponderExcluir
  9. Minha quilida Naninha...que delícia de post...fiquei imaginando esses momentos todos...tão únicos, tão ricos, tão seus... Escreva mesmo tudo o que acontece para poder reler e matar a saudade quando eles ficarem para trás. Beijo nas crias!

    ResponderExcluir