terça-feira, 8 de setembro de 2009

Só pra te ver sorrir

Só pra te ver sorrir eu te deixo escovar meus cabelos e ve-los se transformar em algo parecido com um espanador,
Só pra te ver sorrir eu deixo teu banho durar mais de meia hora,
Só pra te ver sorrir eu te chamo para me "ajudar" a fazer bolos, arroz, tortas, gelatinas e afins...
Só pra te ver sorrir eu largo tudo e vou correr pela casa com um chapéu de palha na cabeça, gritando: iiahuuu....
Só pra te ver sorrir eu me desfaço de qualquer bom senso que ainda me resta e vou dançar com voce no meio da sala...
Só pra te ver sorrir eu abro meus olhos pesados durante a madrugada, enquanto ouço passos apressados e corajosos atravessando o corredor em diração a minha cama...
Só pra te ver sorrir sorrio também...
Só pra te ver sorrir penso desorientada rapidamente em como te responder as questões da sua cabecinha...
Só pra te ver sorrir eu alegrei-me na ideia de te dar um irmão-amigo-companheiro...
Só pra te ver sorrir hoje faço muito mais do que jamais pensei ser capaz...
Porque em meu peito carrego o segredo de que o teu sorriso é o ar que eu respiro, é o sangue que meu coração bombeia, é o solzinho que me aquece, é o som que me faz ter a certeza de que o futuro será bom, é o motivo maior de minha vida. Para que eu nasci amor? Para te ver sorrir!
E se a vida toda pudesse ser o teu sorriso, um pedacinho de mim (que ainda é triste por saber que nem todas as crianças podem sorrrir assim) desapareceria... e eu poderia sorrir contigo num sorriso eterno, sabendo que a Luz de Deus resolveu de fato vir morar conosco para sempre.
Entrego minha vida ao teu sorriso, na luta e na esperança de que o teu sorriso um dia seja também o de todas as crianças deste mundo.



Sendo menos idealista do que nas linhas acima, separei uma listinha de dvds que fazem meus pequenos sorrirem:

Palavra Cantada (cd ou dvd) - musicas interessantes, letras inteligentes e apresentação divertida

MPBaby Canções de ninar (cd) - Violão delicioso, arranjos maravilhosos, só instrumental (não é chato!).

Bebê Mais (dvd) - Série de dvds produzidos por profissionais da educação, músicas classicas ao fundo e apresentação feita somente com brinquedos, é um dvd que acalma e "ensina" sobre cores, animais, natureza e etc...

Cocoricó 28 Clipes Musicais - Vem junto de um livrinho com as letras das musicas, produzido pela Rede Cultura, com temas de fazenda, animais e amizades. Tem umas musiquinhas meio chatas (eu acho) e umas rimas meio bobas às vezes, mas as crianças viram estátuas na frente da tv, adoram!

Spirit o Corcel Indomável - Desenho animado da DreamWorks, que conta a história de um cavalo forte, curioso, esperto, que passa por muitas dificuldades para continuar sendo quem é. Digo que este cavalo é como meu primeiro filho.... sempre o chamei de "cavalinho", mesmo antes de ver este desenho. É um filme que ele assite tres vezes seguidas num dia se eu deixar... mas não deixo. No começo ele chorava quando via o cavalo brigando com uma onça que estava tentando atacar uns filhotinhos de cavalo e também chorava quando via um trem rolar morro abaixo durante uma fuga do cavalo. Nessa época expliquei-lhe brevemente o que estava acontecendo e que tudo dava certo no final, mas essas duas cenas lhe causavam muita ansiedade, então eu tirei o filme de circulação... mas ele chorava tanto implorando o desenho denovo, que eu resolvi tentar novamente, nunca mais ele chorou e agora já me "explica " essas duas cenas enquanto elas vão acontecendo. Mas é um filme que fala muito com ele... (tirando essas duas cenas, eu diria que é um filme perfeito para ele...)

Praticamente todos os desenhos da Discovery Kids (tirando Garota Super Sábia que eu acho um desenho totalmente desvinculado do propósito da discovery kids que é atender crianças menores), mas seus preferidos são Mecanimais, Backardigans, Thomas e seus amigos, Calliu, Poco, Mister Maker, Martha Fala e (para meu desespero) Garota Super Sábia. (Eu deveria descrever brevemente como é cada desenho, porque daqui alguns anos quando tudo isso for apenas lembranças, eu já não saberei mais do que se tratava cada desenho... mas não estou com paciência para isso agora...)

O primeiro filho demorou para ter interesse em fixar os olhos numa televisão, embora ela passasse o dia todo praticamente ligada. O segundo filho fixa seu olhar na televisão desde que tinha um mes, presta atenção em todas as luzes, movimentos e formas diferentes que vão aparecendo... mas eu não deixo muito não... acho que é estimulo demais para uma criança tão pequena.

Sobre a TV... acho que se não houver exageros, ela é uma coisa boa para mães que precisam fazer almoço, limpar casa e etc e para filhos que gostam de aprender e se divertir na frente da tv... mas para isso o bom senso tem que imperar absoluto na hora de escolher o programa certo. Meu marido fica bravo comigo quando peço para mudar o canal numa cena mais forte de um filme (quando as crianças estão brincando na sala enquanto ele assiste tv), mas de alguma forma aqueles gritos, brigas, tiros e sei la mais o que, interferem na mente da criança... e por enquanto, eu quero poupa-las disso... daqui alguns anos elas terão acesso (aos poucos) a isso e será inevitável... mas por enquanto posso evitar. E evito.

Resumindo: Atenção à quantidade e qualidade dos programas de tv para as crianças, respeitando isso, acho que não tem absolutamente NADA de mal.

Naninha

10 comentários:

  1. Amei o poema!!! Muito lindo!!! Vlw pelas dicas!!! Creio que no futuro bem próximo serão úteis para mim. Bjão!!!! Xerinho nos teus meninos também!!!

    ResponderExcluir
  2. Quantas palavras lindas! Fico emocionada com o que escreves.

    Quanto aos programas de tv. Cocoricó e Backyardigans são campeões aqui. Como não temos tv a cabo, meu namorado gravou dois dvds com a temporada toda dos Backyardigans e Cocoricó elas assistem na CULTURA, alias, Cultura é a campeã de audiência com elas, ainda bem! Elas adoram também Picapau, que eu não acho tão bom pra idade delas, mas eu gostava tanto (e gosto), não consigo proibir.
    Em questões de filmes, todos os de princesa. Monstros S.A., Procurando Nemo, os da Barbie e Shrek elas também gostam muito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. aiii como minha amiga eh romantica!!!amei seu poema!confesso q deu ate vontade de roubar essas palavras e dizer q fui eu qm escrevi...mas essa nao seria eu....rs
    qqd to inspirada consigo escrever umas coisas bonitas tb vai...rs
    qt aos desenhos, n se preocupe, internet eh bom p isso.... daqui 30 anos, ao lerem isso, vao digitar MARTA FALA... e lah vao ver videos, fotos e ementa sobre o desenho...rs
    sabe q ainda n assisti esse desenho? a sara fala que ela eh a garota super Sara!ahahahahahah Ama Mister maker, mecaanimais, o peixonauta e outros, mas esses sao os preferidos...lembrando que barbie, princesas, branca de neve, os 3 porquinhos, chapeuzinho vermelho e o cd da galinha pintadinha eh o auge aki em casa... backyardigans sempre gostou desde os 6 meses qd jah cantava, mas deu uma esfriada desde q completou 2 anos....
    falando em completar idade...dia 11 o gui faz 9 e dia 14 a sara faz 3!!nessa hr vejo como o tempo passa rapido e tento aproveitar cada min que der com o kalel e o tarik....
    bjus-saudades

    ResponderExcluir
  4. nao me eskeci de vc nao...eh q tenho tentado colocar a casa em ordem pq acumulou muito serviço, o xico tem vindo mais vezes p casa desde q começamos a namroar de novo rs, e ando ajudando minha mae a fazer uns trabalhos....
    mas sempre lembro de vc, e lembro q to devendo uma visita hehahha
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Naninha...tava inspirada, hein? Que lindo!!! Um dia eles vão ler isso e sorrir muito!!
    Acho que criança não tem de ver programa (nem comercial, nem nada) que não seja específico para a idade. Influencia muito!!! Quando éramos crianças, meus irmãos e eu só podíamos assistir a um programa na tv...o que dava cerca de meia hora...às vezes uma hora por dia.No máximo! O resto do tempo livre era para brincar, ler, etc. Nós víamos apenas programas específicos para a nossa idade: desenhos, Bambalalão, Sítio do Pica Pau Amarelo, Trapalhões, etc. Não víamos novela, nem jornal, nem filmes. TV nunca foi a atividade principal do nosso dia!! Acho que meus pais agiram muito bem em relação a isso, numa época em que tv já era babá eletrônica de muitos amiguinhos nossos! Na hora dos programas dos adultos, nós tínhamos de sair de sala. Não ficávamos bravos, achávamos normal aquilo! Espero conseguir isso em casa, com o meu filho. Sei que não é fácil, por que vejo o que acontece com meus sobrinhos, minha afilhada, primos pequenos... (Ps - obrigada pelos comentários e dicas lá no blog - ADOOOOROOO)

    ResponderExcluir
  6. Oi Naninha! Que saudade de vc. Nossa flor, não sei pq vc não tá conseguindo entrar no meu blog, eu não privatizei não. Às vezes pode ser algum erro no URL, sei lá haha.
    Mas adorei sua visita no nosso blog.
    Nossa Naninha amei o que vc escreveu para o seu filho, tocou no coração, realmente o sorriso de um filho (ou simplesmente de uma criança) é a coisa mais preciosa do mundo.
    E como vc disse: Pena que todas as crianças do mundo não possam sorrir, mas desejamos do fundo do coração que um dia isso aconteça.
    Adorei Naninha a listinha de DVD que vc disse que seus filhos se interessam; Vou ver se procuro eles pra Luísa assistir, ela também adora uma TV.
    Em breve volto aqui =)
    Beijooooos
    Fiquem com DEUS

    ResponderExcluir
  7. Que lindo seu poema. Até me emocionei.

    Quanto a TV... Eu ainda não deixo o Pedrinho assistir não. Tenho medo de incentivar agora e depois ter que ficar pedindo pra ele deixar a TV, computador, video game pra ir brincar...rsrsrs. Mas gostei das dicas, quando ele crescer um pouquinho vou comprar alguns pra ele assistir.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Naninha, vim responder o post lá no blog:
    Naninha,
    ouvi algo muito legal de uma obstetra (que não é a minha) esses dias, durante um encontro de grávidas de primeira viagem. Até comecei um post sobre isso (mais um dos posts que um dia eu vou terminar hehehe). Ela falou que as expectativas é que atrapalham. Isso vale para tudo na vida e vale também para a gravidez, para a maternidade. “Desejar muito algo ou desejar que algo aconteça de um determinado jeito quase sempre resulta em decepção”. Foi o que ela disse. É verdade. Uma coisa é a mãe que nós sonhamos em ser, outra é a que nós seremos de verdade. Uma coisa é o filho que sonhamos em ter, outra é o filho que teremos de verdade. Idealizamos a atuação do nosso marido também. E nunca é como nós imaginamos. Às vezes é melhor, às vezes é pior. Mas geralmente é muito diferente do que imaginamos. É por isso que a gente se decepciona tanto. O que ela disse faz muito sentido: nós temos que esperar para ver o que vai ser…e a partir daí trabalharmos para tentar melhorar o que não estiver bom. Mas fala: dá pra ficar grávida sem sonhar com o futuro????
    ps - te mandei email

    ResponderExcluir
  9. Oi lindona!!!! Muito obrigada por tudo!!! Até comprei o teste. Depois dou notícias!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bonito o poema, que quem é mãe, se identifica mesmo com ele! Quanto aos desenhos, bom, meus filhos (5 e 3 anos) adoram a garota super sábia! E eu acho um desenho interessante, por ensinar palavras do nosso vocabulário, assim como Marta fala e Pink Dink Doo. Mas opinião de cada um é de cad um né!!

    ResponderExcluir