quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A gente caminha e chega um dia

Quem leu meu ultimo post sabe que hoje (na verdade ontem, pois agora já sao duas e dez da manha do dia 16 de setembro, mas enfim, hoje) eu acordei me sentindo fracassada. Fracassada em tudo... não apenas me fazendo de vítima... mas tambem assumindo meus erros... minha falta de animo para melhorar aquilo que me entristeceu tanto.

Durante o dia recebi mensagens lindas de amigas mais antigas e de amigas que se revelaram somente agora, neste ultimo post. Amigas que parecem me enxergar por dentro... que conseguem ver quem sou... talvez ate vejam coisas que nao sou capaz ainda de ver em mim mesma.

Eu poderia estar indo dormir... mas sou impedida de fazer isso agora. Porque eu sei que posso mudar. Mas preciso começar agora. Hoje... Já perdi tempo demais... demais.

Há cerca de uma hora atras mudei o canal da tv, asim só para espiar o que tinha em outro canal e dou de cara com uma pregação muito doida de um cara muito interessante...

Ele gritava e eu não gostei... pensei em mudar de canal. Mas deram um close na cara dele... e ele tinha o olhar agitado de pessoas que tem o cerebro meio diferente. Pensei rapidamente, como num raio "o cara é deficiente, mas tá num altar de uma igreja, falando para um monte de gente... ele tem seu merito e não é pequeno não, isso vai ser interessante, melhor deixar aqui e ver no que vai dar esse canal..."

Então veio a história dele...

Um menino simples, pobre e com deficiencias gravissimas no corpo e na mente. Seu corpo não tinha força nos ossos, ele era molengão, caía com qualquer esbarrada de alguém. Seu cerebro não possuía memória, nem raciocínio. Ele babava, caía, não sabia quem era sua mãe (por causa da aminésia) , nem quem eram as pessoas a sua volta e era cego.

Um dia todos os seus irmãos foram para a escola e ele já tinha 15 anos, mas nunca tinha sentado numa carteira de sala de aula. Porém sua avó mandou levarem-no para escola naquele dia e la foi ele, de mãos dadas com a irmã mais velha.

Num dado momento ele começou a enxergar uma luz... depois umas cartolinas coloridas, e derrepente o mundo se revelou para ele em cores e formas variadas. Ele voltou a enxergar. Mas diz ele que isso aconteceu enquanto ele ouvia uma voz dizendo-lhe "Meu filho, que haja luz, cérebro e raciocino"e assim foi feito.

Naquele momento ele se tornou menos incapaz de sobreviver sozinho... mas ainda era molengo e não sabia falar quase nada com fluência. Foram anos em fonoaudiólogos.

Um dia ele teve um sonho. Andar de bicicleta. Ele disse que sua boca enxia de água quando via uma criança voar com duas rodas e decidiu que conseguiria também. Mas isso foi um sonho sonhado durante seis meses. E foi um sonho conquistado a duras penas. A cada dia que tentava se equilibrar, um acidene acontecia. Tentaram esconder a bicicleta dele... tentaram convence-lo a soldar rodinhas na bicicleta, como em bicicletas infantis, mas nada disso o parou. Ele tinha um sonho e lutou por ele. Ele fraturou as costelas, depois as pernas. Seu coro cabeludo foi arrancado num dos acidentes mais serios... e neste ultimo ele parou. A bicicleta foi encostada de lado. Mas ele teve um sonho que era chegada a hora dele e queDeus seguraria suas mãos enquanto ele andasse. Naquela manha, despertado deste sonho, ele correu entregar a bicicleta nas mãos de um cara que arruma bicicletas (sei la o nome disso). Quando ele pegou a bicicleta e deu a primeira volta nos pedais, algo maravilhso aconteceu. A bicicleta se moveu e ele continuava de pé, sentado na bicicleta, ele deu mais uma pedalada e mais outra e andou o dia todo sem parar, agradecendo a Deus.

Um dia ele teve um sonho de fazer faculdade, mas ele ainda babava muito e tinha um jeitão bem estranho (como ainda tem um pouco ate hoje), as pessoas da fila no vestibular perguntavam sobre os pais dele pois segundo elas, ele não poderia estar ali sozinho. Isso feria o coração desse rapaz, mas ele continuou na fila. Fez as provas e foi aprovado em nono lugar. Fez o curso e concluiu. Hoje em dia ele cursa sua segunda faculdade.

Quando era adolescente ainda, sua mãe faleceu, seus irmãos o abandonaram, ele passou fome, morava sozinho numa coisa que não sei se podemos chamar de casa. Ele ia a pé para os estudos e chegava lá todo sujo, pois caia muito durante todo o trajeto.

Um dia ele sonhou em dirigir um carro. Foi tirar carteira de motorista. Mas o pobre homem revela na cara que tem serias diferenças dos padrões comuns... e antes de começar o psicotécnico, exigiram muitos exames eletromagneticos e de sange. Todos deram "ok" e la foi ele estudar e praticar. Na hora da balisa o examinador lhe disse: "Voce tem 4 chances para pôr esse carro aqui na vaga" ... Mas ele respondeu "Não quero quatro chances... eu só preciso de uma." E colocou realmente o carro na vaga.

Um dia ele sonhou em ser rico, bem sucedido, ter um bom emprego,e orou muito por isso também. Todos os dias ele se dispunha a uma vaga na mercedes bens, durante 4 meses foi assim, todos os dias. Numa manhã chuvosa, ainda de madrugada, ele se levantou e foi para a mercedes bens novamente. E naquela manhã, embaixo de um temporal, o seu nome saiu no cartão, a única vaga daquele dia e foi dele, pois ele estava ali. E assim cresceu la dentro.

Nunca vi uma pessoa tão debilitada chegar tão longe. Ele "me" disse olhando nos meus olhos (para a camera, ne?!) que ele tinha sonhos e nenhum foi facil, ele disse que Deus faz por nós aquilo que não temos condição de fazer, mas o que nós somos capazes, é de responsabilidade nossa, ele disse que pagou preços altos para aprender a andar de bicicleta, pagou preços altissimos para entrar numa faculdade, pagou preços muito altos para se formar e paga preços altos para viver a cada dia... mas em todos os seus sonhos ele nunca fraquejou. Jamais desistiu, porque ele sabia que valeria a pena.

E eu pensei chorando (novamente) que tenho pernas fortes, um corpo e uma mente saudáveis, sou plenamente forte, no auge da minha vida e da minha saúde e estou choramingando por dificuldades que não representam nem se quer um grão de arroz... Tenho sonhos enormes minha gente... sonhos gigantescos... queria ser rica e patrocinar a cura da aids... queria ser rica tmabém pelo conforto, mas queria fazer deste mundo um lugar melhor, com pequenas e grandes ações, queria que crianças deste mundo a fora pudessem se sentir abraçadas pelo meu amor, fosse com comidas, cobertas, moradia, escola... sei lá... eu quero ajuda-las. Elas precisam tanto. Eu tenho sonhos, talvez ridiculos, mas vou morrer com a sensação de que falta um pedaço da minha vida, se eu não fizer isso se realizar.

Aquele homem na minha televisão olhou no fundo da minha vida e disse-me que "o sol nasce para todos, mas a sombra é apenas para quem corre atras dela." E isso resume tudo o que eu precisava ouvir.

Me senti envergonhada por chorar e desanimar por TÃOO pouco, me senti envergonhada porque ele durante sua vida não recebeu incentivo de quase niguem ou de absolutamente ninguem, mas ele não desistiu por isso... e eu recebo apoio de todas as formas o tempo todo.

Digamos que ele recbeu da vida um centavo e o transformou em milhares de milhoes de dolares. E eu recebi uns cem mil reais e não sei se continuo com eles ou se já estou devendo alguns...

Fiquei pensando, um cara com uma vontade louca de viver e de vencer como aquele, com as condições que eu tenho, estaria onde hoje gente? O que mais ele teria feito, o que mais ele teria superado, inventado, feito, conquistado? Que vergonha... mas agora é uma vergonha produtiva.
Catei meus bagulhos de reclamação e murmurias... pus tudo numa malinha e levantei- me sobre minhas proprias pernas, estou de pé. E vou usar minhas pernas para caminhar. Usarei minhas mãos para me reerguer das quedas, todas as vezes que eu cair. olharei para os céus e contemplarei as águias que voam acima das nuvens chuvosas... é lá o meu lugar. Sei que ainda existirão outras quedas,mas estou de pé e sacudirei a poeira de meu corpo toda vez que eu tropeçar, com meus olhos sempre pregados no meu alvo, afnal é lá que desejo chegar. É para lá que vou caminhando. E um dia minhas mãos tocarão concretamente em meus sonhos, sentirei o cheiro, a maciez, o sabor, ouvirei a canção da vitória e vereia as cores da conquista. E não desejo que este alvo chegue até mim. Eu quero ir busca-lo, com meus proprios pés, com minhas proprias mãos e com meus proprios olhos.

Oras, se fui criada capaz... porque agir como incapaz?

Eu já sei o que fazer, pelo menos já sei como recomeçar. E o farei. O tempo é curto, as coisas voam e viram fumaça, eu tenho o hoje e o agora para agir, para mudar, para consertar. E é isso que estou registrando aqui, em respeito a todas que me deixaram recados e a todas que leram, torceram por mim mas decidiram não comentar...

É hoje... tudo que tenho é o agora. Não tenho certeza do que terei no futuro... mas sei bem o que tenho hoje e é com isso que vou trabalhar.

Eu vou pegar meu presente e transforma-lo num bom futuro. O futuro que Deus desejou para mim e para minha familia. Eu sei que sou eu quem deve tomar posse dele. Eu tomo posse dele, para o distribui-lo com os quem me acompanham.

Acho que o bebe está acordando para mamar... e agora esse é meu presente. E o farei da forma mais forte possivel.

Meus sonhos são entregues a Deus, são suplicados a Deus, são consagrados a Deus, eu os gero em oração... e com as minhas mãos eu ajo, segundo Ele me ensina e orienta. Os maiores sonhso da minha vida estão dormindo (um deles está começando a querer acordar para mamar), e ambos foram gerados primeiro em lágrimas e oraçoes. Porque quando Deus manda um "Sim" lá dos céus, nossas ações em prol deste sonho são otimizadas e eficientes, geram frutos e são vitórias eternas, como medalhas no peito de um soldado.

Eu sei que poso vencer. Eu sei que sou capaz. Eu sei que posso alcançar tudo o que desejo e muito mais. Basta esforço, oração, dedicação, perseverança e fé... o que é impossivel quando agimos assim???

Olhem para o homem da minha televisão... a vida não foi muito benevolente com ele... mas ele usou suas armas que são a fé, a oração e a persistencia, venceu tudo até agora e vencerá tudo o mais que decidir vencer. Ele é capaz, porque Deus habita nele... Assim como habita em mim e em nós, em todos que sentem sua presença aqui no peito, enxendo de vida e de esperança os corações que choram cansados. Esse é o meu Deus. Eu sei quem Ele é... e Ele sabe quem sou... Ele sabe o que posso ser e vai me dar a maior força para eu chegar lá. Porque carrego comigo um pedacinho de Deus.. e o lugar de Deus é sempre nas grandes vitórias... é como um imã, Deus e a Vitória. E se Deus habita em nós, seremos impelidos até a vitória... Quando? Não sei. Mas vem... eu sei que vem. Isso eu sei. Porque Deus não brinca de amar... Ele realmente nos ama. E está disposto a tudo por nós. Se nos dispusermos também... o sucesso será certo. Seja para andar de bicicleta, ou para conseguir emagrecer e retomar a vida, seja para tabalhar e ser rica, ou para educar os filhos no melhor caminho... se Ele estiver nisso tudo, eu sei que não faremos em vão. Porque Ele é fiel.

Estou de pé.

Obrigada pelas orações e palavras tão sinceras e fortes (como são mesmo todas as palavras sinceras)

15 comentários:

  1. É isso mesmo Naninha, levanta a cabeça e vai atrás dos teus sonhos. Olha, como seres humanos nós temos todo o direito de fraquejar e achar que tudo vai de mal a pior. Quando temos em nossas mãos outras vidas e vidas tão preciosas como a de nossos filhos, fica mais difícil ainda porque a tendência é mesmo que a gente se cobre demais. Mas Deus sempre dá um jeitinho de fazer a gente ver as coisas por outro ângulo. O importante é não deixar passar essas oportunidades e tirar sempre a melhor lição possível. Com certeza vc já está fazendo isso.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Amiga, estou vindo aqui bem cedinho... Fiquei preocupada com vc viu! Graças Á Deus percebi que houve um mover e vc está vendo as coisas com outra ótica. Tem dias que realmente a gente não acorda bem, mas percebi que tirou proveito disso e HOJE está percebendo o seu real valor. Estou totalmente de apoio! Quero deixar para vc a letra de uma canção linda de Ludmilla Ferber:

    Se tentaram matar os teus sonhos sufocando o teu coração
    Se lançaram você numa cova e ferido perdeu a visão
    Não desista não pare de crer
    Os sonhos de Deus jamais vão morrer, não desista não pare de lutar, não pare de adorar, levanta os teus olhos e vê Deus está restaurando os teus sonhos e a tua visão
    Recebe a cura
    Recebe a unção
    Unção de ousadia, unção de conquista, unção de multiplicação.

    Beijos e tenha um dia abençoado hoje!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de lê os dois últimos posts e pelo que vi o Senhor já te monstrou como superar o "sentimento de fracasso" que te atormentava. Em contrapartida fui presenteada com um testemunho de vida belíssimo, que renovou a minha fé. Fico imensamente feliz que vc tenha compreendido que Deus já te reservou o melhor dessa terra e esteja disposta a correr em busca de teus sonhos e ideais. Não tenho a menor dúvida que o Senhor vai abrir todas as portas necessárias para que vc alcance o sucesso pretentido ele só quer que vc dê o primeiro passo, pois ele só faz aquilo que nós não podemos fazer. Abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Chorei flor, chorei pela história do homem e também por vergonha de ser tão desanimada tendo também tanta saúde. Vamos usar esse exemplo para fazer algo por nós mesma, assim como disse o homem, Deus faz a parte dEle, mas a nossa parte cabe a nós.
    É amiga, vamos unir nossas forças e correr atrás dos nossos sonhos, sem desanimar, sem fraquejar, olhando em frente, para o futuro, um futuro lindo, é isso que queremos não é???? Então vamos correr atrás!
    Força amiga!
    E obrigada pelo incentivo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Pois é Naninha, tudo depende de nós, DEus já disse na biblia faça sua parte que o resto ajudarei então vamos fazer nossa parte!
    um beijão

    ResponderExcluir
  6. Agora sim essa é a Naninha!!! Recebi um texo hoje qu ese encaixa com o seu momento...Amiga levanta, sacode a poeira e dê a volta por cima...estamos com vc ao seu lado!!! Segue o texto..

    O Bordado

    Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, brincando perto dela, e sempre lhe perguntava o que estava fazendo. Respondia que estava bordando.
    Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta.
    Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia:
    "Mãe, o que a senhora está fazendo?" De onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos.
    Eu não entendia nada. Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava:
    "Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho eu chamo você e o coloco sentado em meu colo. Deixarei que veja o trabalho da minha posição."
    Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo:
    "Por que ela usava alguns fios de cores escuras e outros claros? Por que me pareciam tão desordenados e embaraçados? Por que estavam cheios de pontas e nós? Por que não tinham ainda uma forma definida? Por que demorava tanto para fazer aquilo?"
    Um dia, quando eu estava brincando no quintal, ela me chamou: "Filho, venha aqui e sente em meu colo."
    Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia crer! Lá de baixo parecia tão confuso! E de cima vi uma paisagem maravilhosa! Então, minha mãe me disse:
    "Filho, de baixo, parecia confuso e desordenado porque você não via que na parte de cima havia um belo desenho. Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo."
    Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito: "Pai, o que estás fazendo?"
    Ele parece responder: "Estou bordando a sua vida, filho."
    E eu continuo perguntando: "Mas está tudo tão confuso... Pai, tudo em desordem. Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros. Por que não são mais brilhantes?"
    O Pai parece me dizer:
    "Meu filho, ocupe-se com seu trabalho, descontraia-se, confie em Mim... e Eu farei o meu trabalho. Um dia, colocarei você em meu colo e então vai ver o plano da sua vida da minha posição."

    ResponderExcluir
  7. Amiga,
    perdi o post anterior, mas consegui tirar um tempo e ler os dois.
    Fiquei com o coração moído em ver como estava, mas graças a Deus vc "voltou".
    Fico imensamente feliz por ter achado o começo da trilha, talvez vc ainda nao saiba por onde começar, mas com certeza ja sabe que começar é preciso e que nao esta sozinha.
    Este post vai ficar pra historia dos blogs, pois tenho certeza que contribuiu para iluminar e ajudar muita gente ( eu sou uma delas), só com esse post vc ja fez um pouquinho, e a vida é assim, todo dia um pouquinho e de pouquinho em pouquinho a gente CONSEGUE!
    Nao deixe mais nada te derrubar, pq com certeza vc é mais do que imagina.
    Bjao

    ResponderExcluir
  8. Eh amiga, a melhor coisa pra nos sentirmos melhos, é simplismente olhar pra tras;
    ver como existem pessoas que realmente passam por maus bocados...

    Vc é linda, princesa de Deus.
    Conhecida por Ele desde o ventre da tua mãe.
    Ele já te chamava pelo nome, antes mesmo de vc existir...

    ResponderExcluir
  9. Imagina naninha pode sempre contar comigo. Estou com cabeça fervilhando com essa situação do Juan mas nada me impede de ajudar o meu próximo..ENTÃO não sou concessionário chevrolet(GM) mas CONTE COMIGO viu!!!

    beijosss

    ResponderExcluir
  10. Essa é a Naninha que conheci e me orgulhei, essa força que estava escondida lá no fundo está se aflorando novamente, com certeza vamos jantar naquela casa com muitos lustres e daremos muitas risadas, lembra?
    Beijos.

    Eu estava muito pra baixo hoje, aconteceu muitas coisas, depois que li isso estou melhor.

    ResponderExcluir
  11. Não foi coincidência você mudar o canal e dar de cara com uma história se superação como essa. Esta semana eu saí da piscina da hidro e fui para o vestiário da academia tomar banho, me sentindo a pior das piores. Era um daqueles momentos ruins, que eu sei que passam. Me sentia cansada, gorda, infeliz com umas coisinhas que havia ouvido de uma pessoa querida. Enfim, estava meio pra baixo. Depois do banho, acabei de vestir a roupa e pentear o cabelo e, CLAROOOO, tive vontade de fazer xixi. Eu já não consigo entrar direito no banheiro "normal" da academia, que é muuuuito esprimidinho. Então uso o dos portadores de deficiência física, que é bem mais espaçoso (já reparei que as gordinhas também só usam esse). Enfim, entrei lá suspirando e pensando numa coisa que estava me incomodando. Ao fechar a porta, descobri uma perna mecânica (com tênis e tudo) encostada no canto. Aquilo teve em mim praticamente o mesmo efeito que o cara da TV em você. Não sei quem é a dona daquela perna, nem em qual atividade ela está envolvida na academia. Mas olhar para aquela perna me fez pensar em quanto sou feliz, saudável e abençoada. Como posso ficar cansada diante dos poucos obstáculos que a vida tem me apresentado? Aquilo sim é um obstáculo.

    Ao mesmo tempo, Naninha, pensei em algo que pode até soar egoísta, mas que é a pura verdade. "Meus problemas parecem maiores que os problemas do resto do mundo por uma única razão: são os MEUS problemas". Claro que não devemos fazer tempestade em copo d´água, claro que devemos olhar as pessoas a nossa volta e constatar o quanto somos abençoados. Mas isso não quer dizer que não temos o direito de sofrer por coisas que pareçam "menores"...pois elas não são tão menores assim, já que estão DENTRO da nossa vida. Entende o que eu quero dizer? Temos o direito de ficar tristes, de chorar, de batalhar por algo melhor. Então temos saúde, pernas, braços, visão, fala, audição, filhos perfeitos, lindos, felizes? Mas não é por isso que não temos direito a um dia ou outro de tristeza, de melancolia. O que não podemos é abaixar a cabeça de fazer disso um hábito. Temos de lutar contra os sentimentos ruins e encarar os nossos problemas com garra, sejam GRANDEs ou NÃO. O que parece pequeno pra uns, pode ser imenso para outros. Por isso é que respeito toda e qualquer dor. Se ela não dói em mim, então não tenho o direito de avaliar a intensidade dela. Cada um sabe onde o calo aperta, né? Beijão! Se cuida! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  12. coisas dew mulher amiga, acontece mesmo...mas vou te dar uma dica....acredite, um simples corte de cabelo, um lapis no olho e um sorriso na cara, jah vai te fazer um bem! acorde e tome aquele cafe da manha, ligue um louvor bem alto, cante e se anime, e assim vc acaba animando qm esta a sua volta tb....
    ame a si mesmo primeiramente!!
    se cuida, qq coisa to aki
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Naninha, comentei no post anterior também e como disse, acabamos de levar outro tombo da vida e esse seu post, poxa, me fez chorar e me lembrar mais uma vez que DEUS está comigo, que ele me fez forte, sadia e inteligente e ultimamente eu não tenho dado valor a nada disso. Obrigada por essas palavras, acordaram ainda mais minha fé e minha força de vontade, vou a luta e cada vez que me sentir cansada, voltarei a esse post para me lembrar que existem pessoas que vão longe e inicialmente tem muito menos do que eu.
    Nós vamos nos levantar, realizar nossos sonhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. aaaaaaaa amiga..vc eh demais! adoro muito vc viu?
    bjus

    ResponderExcluir
  15. É isso aí Naninha! Força e fé!
    Bom, tô passando pra avisar que tem um selinho pra vc lá no meu blog!

    Maura

    ResponderExcluir