sexta-feira, 3 de julho de 2009

O pós parto também vai passar...

Eu não sei...
Acho que cada uma tem seu jetinho de entender seus momentos da vida... mas eu vou usar este espaço para expressar como foi e está sendo para mim viver este momento tão intenso, gostoso e às vezes desafiador que estou vivendo.

Quando a gente vê um positivo no exame... a alegria explode... mas junto vem uma frase: Tudo vai mudar na minha vida agora.
A gente não sabe ao certo quais serão estas mudanças, não sabemos se seremos capazes, não sabemos se nosa vida está preparada para todas estas mudanças...

Porque uma vida nova muda tudo que era antes...

A gente sabe que o corpo vai mudar, que as nossas roupas vão mudar, que talvez nosso emprego mude um pouco de intensidade ou função, a gente sabe que nosso relacionamento com todos que conhecemos será afetado pela chegada de um novo ser... nunca mais seu companheiro será o que era antes... poderá se transformar em algo muito mais bonito, ou em algo mais confuso... sua mãe agora será avó... e voce não será apenas filha... As pessoas na rua saberão que voce não é mais uma menina... todos verão tua barriga e depois verão voce a carregar um bebe por ai... e isso também mudará o modo que olham para voce...
Mas de tudo isso, logo vem o maior dos desafios... a gente começa a pensar que se o bebe entrou... affff... ele terá que sair.
E começamos uma busca meio desesperada por informações, com visinhas, amigas, revistas, blogs e qualquer outa fonte. A gente quer saber pelo que vamos passar exatamente... mas a gente não sabe... por mais que se informe, por mais que observe, ouça causos e etc... a gente sabe que não sabe. É estranho. E dá medinho. Às vezes os fantasmas vem com tudo e a gente imagina coisas terriveis... e daí a gente acha que o parto é algo que somente SUPER MULHERES podem vivenciar.

Mas não é verdade.

É uma coisa diferente, estranha, talvez dolorosa, talvez não... mas é uma coisa nova em nossa vida... com certeza... a gente não está muito acostumada a ficar em hospital... e tudo isso pode nos assutar...

Mas acreditem... não é preciso ser SUPER MULHER para conseguir viver estes momentos de uma maneira mais tranquila do que a que ovimos falar...
Tudo começa na nossa cabeça...
Preparar-se é o melhor caminho... não somente com informações, mas preparar suas emoções e sua mente é tão importante quanto qualquer outra coisa que a gente faça no pré natal.

Eu tenho muito medo de medico... de hospital... de remédio... enfim... eu tenho meus medos.
Quando entrei na sala de cirurgia, eu estava com medo. Evitei olhar para os aparelhos, evitei pensar onde eu estava... não me importava...
Eu me protegi. Olhei para a minha confiança dentro de mim, a confiança que eu construi durante os nove meses, a minha fé e o meu filho ... estes eram meus alvos... e meus olhos estavam fitos nisso.

Nada do que acontecer fora de você é mais forte do que voce... nada.

Se voce estiver calma... ciente de que o parto é um momento emocionante... onde a MÃO DE DEUS estará sobre teu corpo e sobre a vida de teu bebe, nada mais te afligirá a ponto de te tirar do sério.

Momentos antes de darem a anestesia, eu também achei que iria cair... rsrssr... mas respirei fundo... lembrei-me porque eu estava ali e senti a força de Deus me acalmando e me fortalecendo.

As pernas ficam dormentes sim... mas e daí?

A de todas ficam... e é isso que nos salva de sentirmos a cirurgia... elas vão voltar... dê tempo ao tempo... voce logo estará no quarto com seu filho... SAIBA ESPERAR O TEMPO QUE O SEU CORPO PRECISA.

Esse é o segredo durante toda a recuperação.

Respeite seu corpo. Peça ajuda nesse começo... e daí se voce não der banho no bebe porque está com dor ???? É só por um tempo.

Logo tudo passa.

Nessa fase de recuperação o seu mantra deve ser: Nada melhor que um dia após o outro.

Paciencia.

Vai passar. Vai sarar.

Voce logo estará saracutiando por ai...

Respeite seus limites.

Mas deseje supera-los aos poucos. AOS POUCOS.

Vai passar.

Eu nao estarei lá com voces... nem suas melhores amigas... mas existe alguem que pode te ajudar sempre: Você.

(Deus eu nem preciso falar, né?)

Seja sua melhor amiga nessas horas... respeite-se, anime-se, acredite... acalme-se.


Conte sempre com Deus... Ele é a própria vida, e as maternidades devem ser os lugares onde Ele mais habita!!! rsrsrsrsr... Ele estará ali, bem perto de voce... é só chama-lo.

Confie em seus medicos, descanse em Deus, peça ajuda, sempre que precisar, a quem estiver perto e acredite, um dia de cada vez pode fazer milagres, ok? Vai passar!

No mais, PARABÉNS pela vida!!!!

Assim como a gravidez, o pos parto e o proprio parto passam voando, trazendo coisas maravilhosas e magnificas e coisas dificeis... mas tudo issso passa. Então... faça um enorme favor para voce mesma: CURTA AS COISAS BOAS DE TUDO ISSO! PORQUE TUDO VAI PASSAR...

Naninha

13 comentários:

  1. Ai, Naninha...verdade, né? Muda tudo, a vida da gente é transformada! Ainda estou grávida e já me sinto assim...tem dias que eu nem sei direito quem eu sou mais. Por que a ex-eu acabou. Agora ela é outra pessoa, com outra cabeça, outras preocupações. Não vivo mais para mim, apenas. Agora tem outra pessoa que depende de mim. Sou responsável por ela. Quando como alguma coisa, quando faço alguma coisa. Minhas escolhas interferem na vida desta criaturinha que ainda nem chegou a este mundo. Essa responsabilidade assusta e ao mesmo tempo dá força...dá essa força que você falou: de encarar o hospital (lugar que me dá pavor), encarar o desconhecido, enfrentar meus medos todos! Obrigada pelo lindo texto. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. como sempre suas palavras sao verdadeiras.
    é verdade,uma gravidez muda a vida da gente, muda o como os outros nos trata... muda tudo!
    mais a experiencia é maravilhosa!
    que bom que vc ja ta ficando melhor flor,saudade s de vc

    ResponderExcluir
  3. Oi Naninha,
    Muito sábias suas palavras. Eu passei por uma cesárea super contrariada pois queria parto normal. Sofri demais com isso. Mas passou..... Deveria ter sofrido menos e curtido mais o momento que é mágico de qualquer forma. Gosto muito do jeito que vc escreve as coisas.
    Super beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gente!!!!! Como essa Molér escreve bem!!!!!! Estou passada!!!!!! Lindo lindo lindo Naninha!!!!!

    Te amo mil beijokas!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi flor tudo verdade...sabe eu tbm tive muito medo e qdo passou me senti uma mulher forte, pq suportei, sobrevivi e achei que fosse morrer...Eu tbm não olhei em nada na sala de cirurgia..só vi a balança que iria pesar a Manu, mais nada de nada..Até me arrependo um pouco, pq tenho curiosidade, mas só agora que já passei por aquilo né...sei que na próxima irei mais confiante..força aí, que sua recuperação seja rápida..saúde e bjs

    ResponderExcluir
  6. Naninha,

    Amo o que vc escreve.
    Te acompanho já faz um tempo e me emocionei muito com o relato do seu parto e com td o que vc escreve.

    Bjs

    Syl e Marjorie

    ResponderExcluir
  7. Naninha, adorei o comentário no blog.
    Ai, Naninha, jura que passa!? Meu medo é continuar assim depois do parto também...com bebê pequeno, todo mundo dando palpite, eu tentando aprender tudo (amamentar, dar banho, trocar fralda).... Quanto ao maridão, a verdade é que ele tinha tomado umas três latinhas de cerveja já... aliás, todos os "meninos" já tinham bebido a cota do dia...aí começa a ficar mala, mesmo hehehehe! Mas geralmente ele é maravilhoso, super paciente, eu já dei outros pitis e ele sempre aguentou numa boa. Não posso reclamar dele, não, viu? Beijo! Boa semana! Conta aí como estão sendo as coisas...

    ResponderExcluir
  8. posso resumir seu post em duas palavras: MARAVILHOSO e REALISTA!!!!!!!!!!

    excelente!!! ler seu post me deixou mais tranquila... mais confiante... e sei que tudo dará certo... no tempo certo...

    bjokas e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  9. Naninha vc sabe que é minha escritora favorita, rsrsrs, já deliramos muito sobre isso e meus delírios são verdadeiros.
    Realmente nunca mais seremos as mesmas, muda tudo, mais tudo mesmo, mesmo mudando tanto é por amor, o amor mais verdadeiros que existe e tudo é recompensado a cada mudança desse serzinho.
    Beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  10. Naninha quero ver foto do barrigão!!!Tb quero te convidar para ler o blog do meu Gui, mande seu email no meu valquiriaesteves@gmail.com
    que te mando o convite!!!
    bjs
    Val e Gui

    ResponderExcluir
  11. amiga, amoo vc!!!hihih
    voce me entendeu e me deu força!muita força!
    li seu comentario e chorei!bobona eu!
    penso como vc pensava, todos vao me criticar, mais sei que outras crianças outras vozes vao ser melhor para meu filho.
    ficar em ksa comigo so com o som da tv nao desenvolve niguem, muito menos um bebe.ersa com meu marido e vou atraz de uma escolinha.
    pelo menos vou tentar. tenho que ver se é isso mesmo que ele precisa, que eu preicso...
    vc é muito especial pra mim viu! mesmo nao conhecendo vc pessoalmente, masi ja amooo voce!!!
    hihihi obrigada mais uma vez por me ouvir, e obrigada por me enteder!
    amiga, vou ter outra conv

    ResponderExcluir
  12. flor, tem palavra cortada nao tem???
    so no finalzinho que escrevi assim:
    "vou ter outra conversa com ele e vou ver o que acontece."
    to falando do seu cmentario la no blog. to te agradecendo por ser tao special pra mim.
    to falando que adoro vc hihihi é isso!!!
    tendeu nao??? kkk

    ResponderExcluir
  13. pq n li esse blog no dia?na madrugada em q comecei a sentir dores e n sabia o q fazer?
    talvez pq fikei pesquisando sobre contracoes pq n tinha caido na real, a acreditar q realmente estaria pronta p parir aquela hr....
    mas nesno lendo, sei, q na hr me sentiria nervosa pela situacao, c medo...realmentee gravida eh cheia de setimentos sensiveis.. e manter a calma eh meio complicado...
    chorei...de medo, de alegtria... e soh orava a cada passo p n sentir nada....e p deus proteger eu e meu filhote!
    bem, deu td certo!rs

    ResponderExcluir