quarta-feira, 15 de julho de 2009

O lendário post sobre AMAMENTAÇÃO

Demorou... mas consegui um momento para postar sobre a amamentação.

Não sei muito... mas tudo o que sei tentarei colocar aqui!


-Amamentar não é obrigação, é direito da mulher.

-Os nutricionistas dizem que o gasto calórico para a produção diaria de leite chega a 800 calorias, o que ajuda a emagrecer depois do parto.

-Amamentar dá muita sede.... muitaaa... beba muita agua e se preferir, deixe um copo de agua do seu lado durante a amamentação. O leite é liquido... ou seja, feito de agua... portanto... beba aga messsmo!

-Amamentar causa uma dor nos mamilos que no começo voce acha que ta vendo estrela! rsrsrs... Mas é uma dor rapidissima. Ela pode ser causada pela boquinha do bebe que ainda não faz a pega do mamilo da melhor forma possivel e tambem pode ser causada pelo movimento do leitinho que está começando a sair do peito... Nessas horas, eu fecho os olhos e tampo a respiração, não passa nem cinco segundo e a dor já sumiu.

-Pode ser que algum tempo depois de se acostumar com a quantidade e horarios das mamadas do seu bebe, o seu peito comece a produzir a quantitade certinha que ele mama e que segundos, ou minutinhos antes do bebe acordar berrando por leite, voce sinta seu peito doer e pingar (ou esguichar!) um pouco de leite, molhando sua blusa... a natureza é perfeita e mais esperta do que a gente pode imaginar...

-A melhor pega do bebe tem umas regrinhas: a boca dele tem que estar bem aberta e os labios devem estar aparecendo, a boca dele fica igual uma boca de peixe, bem beiçudinho e abertona, quase toda a parte marrom do seu peito deve estar dentro da boca do bebe. O queixo dele move-se para frente e para tras enquanto suga. Para saber se ele está numa pega eficiente, ouça o barulhinho dele engulindo o leite ( barulho de gente engulindo liquido, glub, glub, glub...rsrsr), esse barulhinho deve ser constante, a cada uma, duas, tres ou quatro mexidas da boquinha dele, voce deve ouvir uma engolidinha do bebe... isso significa que ele esta conseguindo tirar leite do seu peito numa boa quantidade, isso é sinal de uma boa pega.

-Não deixe o bebe "chupetar"teu peito. Chupetar é quando ele faz teu peito de chupeta e não de mamadeira. rsrsr entende? É quando ele fica chupando sem fazer pressão para o leite sair, voce perceberá que ele não fará barulhinho de estar engolindo nada. Eles gostam de ficar fazendo isso enquanto dormem... deve dar uma certa segurança para eles... mas... quanto mais eles fazem isso no teu peito, mais chance de seu mamilo ficar machucado... e se ele ficar muito machucado poderá atrapalhar sua amamentação... então, para o bem do seu bebe, não permita que ele chupete por muito tempo. Eu costumo deixar eles chupetarem poucos minutinhos, só para adormecerem sentindo meu cheirinho, mas isso é uma opção minha. Acho que nem é recomendado... rsrsr... bom senso sempre ... ok?!

-Se voce precisar interromper a mamada no meio ( por exemplo, seu bebe tá sugando, grudado no seu peito, daí voce lembra que a panela de pressao esta no fogo a mais de meia hora no fogo alto, voce precisa sair correndo e desligar o fogo antes que exploda tudo) então o mais indicado é: voce põem a ponta do seu dedo mindinho na lateral da boca dele, no cantinho... isso vai fazer o bebe abrir um pouco a boca e solta o peito, sem que voce tenha que arranca-lo, puxando do seu seio, isso evita que seus mamilos se machuquem nessa hora.

-Tenho lindas lembranças dos meus filhos enquanto eu dava mama para eles, lembro dos olhos do meu primeiro filho olhando fixamente os meus, de um jeito que nunca saberei explicar aqui, lembro do meu segundo filho mamar até cansar, soltar o peito todo molinho e abrir os olhos num esforço enorme só para me ver e me "agradecer" com um sorrisinho meigo nos labios todo babado de leite... lembro-me de ter vontade de chorar todas as vezes que a boquinha deles encostava no meu peito... era nosso momento de amor.

-O leite vem mesmo para valer alguns dias depois do parto, então o que eles mamam nas primeiras horas é só o colostro ... que é uma coisinha que sai do nosso peito quando eles mamam.
Quando o leite descer, teus peios vão crescer de uma hora para outra, vão ficar duros, enormes e talvez voce sinta uma fome doidaaaaa... Isso dura dias... não será assim para sempre.

-Durante os minutos que voce amamena, pode ser que voce sinta um soninho, ou uma fraqueza, normal... teu bebe está te sugando, tirando de voce muitas vitaminas e etc... vc fica mais fraquinha nessas horas... mas... pelo menos comigo é assim: Enquanto eles estão mamando eu morro de sono, mas assim que eles largam o peito o "soninho" passa e eu volto ao "normal".

-No periodo em que estamos amamentando, precisamos comer direito, nunca ficar muito tempo sem se alimentar, pois pode dar fraqueza, tontura, pressão baixa, essas coisas... amamentar é um momento de nossas vidas que nos suga mesmo... e desgasta nossas reservas, mais do que a gestação, não vacile com isso. Eu quase desmaiei algumas vezes durante o periodo em que amamentava o meu primeiro filho porque esquecia de me alimentar e daí passava mal mesmo. Coma... ok?!

-Cada bebe tem um ritmo de mamada e um tempo. Meu primeiro filho precisava de cinco minutos num peito só para se sentir TOTALMENTE saciado. Ele era uma máquina profissinal turbo de sugar... o leite saia dos peitos fazendo até barulho! Esse meu segundo filho mama bem devagar, e precisa mamar nos dois peitos ( memso eu tendo leite para dar e vender nos dois peitos)... ele mama em um, relaxa... arrota e pede para mamar no outro... um guloso bemmm tranquilo...

-Nem sempre o bebe sai da barriga da gente morrendo de fome e de vontade de mamar...
Meu primeiro filho me deu o maior trabalho para pegar o peito logo depois do parto... ele olhava o peito e virava a cara, ele só foi pegar o peito horas depois do nascimento, muitas horas depois... Eu tambem nasci "sem fome"... minha mãe deu os peitos para dois bebes que estavam famintos na maternidade porque eu simplesmente não os quis logo de cara... depois mamei. Meu primeiro filho fez assim também. Eu tentava toda hora... mas ele não queria. Fazia até careta... mas depois que ficou com fome... minha gente! Ele era uma maquina de sugar, mesmo!

-Nos primeiros dias o mamilo fica bem sensivel, pode ficar esfoladinho, ou sei la... o que me salvou no priemiro filho foi mamão papaia. Pegava a casca do mamão papaia e cortava uma rodela e colocava sobre o mamilo, com a parte da polpa em contato com a pele... deixava lá até a proxima mamada.Isso hidratou, recuperou e aliviou a pele dos mamilos. MAs isso só foi preciso durante os primeiros dias... depois cria "calo' rsrsrsr e daí fica tudo mais facil.

- Como tudo no pos parto, tudo parece meio caotico no começo... depois a gente vai aprendendo, vai parando de doer e vai ficando automatico, assim como as trocas de fralda, o banho, os passeios, tudo... tudo...
Dizem que a "pratica leva à perfeição" e isso se aplica totalmente a essa fase da vida da mulher!

Acho que tudo que eu sei é isso...

beijão,

Naninha

13 comentários:

  1. Naninha, amei as dicas! Eu sempre achei que teria medo do parto quando engravidasse. Mas agora que estou em contato constante com o tema, já sei que meu maior medo é a amamentação. É não suportar a dor, é não ter leite suficiente, não conseguir suprir o bebê...
    Minha amiga usou uma pomada importada, chama Lansinoh. Ela começou a usar antes do bebê nascer. Disse que é uma benção.
    Essa do mamão eu não conhecia!
    Obrigada por dividir conosco todas as suas experiências, você não tem idéia de como isso ajuda!Dá tanto alívio!
    Beijo!
    Ah, viu que eu também vou ter um meninão?? :) Suas dicas serão ainda mais úteis, coisa de mãe de meninos para mãe de meninos hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Quando amamentei a Mariana meu peito rachou demais, tive que comprar uma remédio importado de lanolina pura, caríssimo, quem veio de SP pelo correio, foi graças à esse remedinho que consegui amamentar, já tava desistindo, a Mariana ficava 1 hora mamando, dava umas cochiladas e tinha que dar uns cutucões para ela acordar e contiuar mamando. Na primeira semana perdi os 9 kls. da gravidez, graças à amamentação, não tinha fome, mais em compensação tinha uma sede inesplicavél, tiha que amamentar com agua do lado. A amamentação é sublime, o momento só nosso, parece que estamos nos apresentando uma a outra, lindo, fantástico, coisa de Deus.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, pena que só veio depois de muita dor...rs
    No começo da amamentação qdo eu ainda estava no hospital, meu bebe só pegava o bico e dpois de algumas horas o bico estava em carne viva, eu ja havia lido sobre a melhor pegada, mas estava tão preocupada p/ que ele mamasse, estava tão maravilhada em amamentar que nem "me liguei", mas como vc mesma disse " com o tempo a gente aprende!", e eu aprendi...
    E nw posso deixar de agradecer o comentario sobre os reflexos do bebe, depois que li fiquei + tranquila!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. flor, se seu peito rachar, usa salsinha viu?
    é um otimo remedio

    ResponderExcluir
  5. bem, alem do tal mamao papaya (nunca testei), eh otiimo tomar sol no mamilo (se n tiver sol, usar luz-lampada meio proximo), usar oleo de girasssol, o tal Dersany (n lembro se eh assim q escreve)e o mais importante, nao sei se vc sabia: eh a bocanhada correta do bebe (pega no mamilo, como vc citou, e nunca deixar p mamilo em contato com aqueles absorventes de algodao, que nao deixa o mamilo respirar, ou deixar em contato com tecidos que nao seja algodao (sintetico, la....) E, apos cada mamada, lavar com agua o mamilo, pois a saliva da boca do bb que fica em seu mamilo tb deixam os mamilos mais sensiveis, fazendo ficar dolorosos....

    aff... eh terrivel dar mama com dor neh? eu fazia/faço como vc, seguro a respira
    cao, fecho os olhos, e se doesse muito, ateh dava um gritos e respirava fundo...nossa a gente ve estrelinhas mesmo ne? huahauhauhuaha
    bjus

    ResponderExcluir
  6. OI Naninha, tudo bem? Quanto tempo, né? Adorei o seu post sobre amamentação, já vou pegando as dicas para quando for a minha vez...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi amiga! pra vc por o selinho, vc clica em cima la no meu blog...acho q naum dah, por isso vc vai no blog de quem me passou, clica em cima, guarda no seu computador e depois poe no post como uma imagem normal. se vc naum conseguir, me add no msn q te explico.
    monikamonteiro@hotmail.com

    beijooo

    ResponderExcluir
  8. maquina turbo power mega omega de sugar!

    Eita! Beleza!
    Amei as diquinhas, por coincidencia vou postar sobre peitos hj... mas nao sera tao educativo como o seu... sera mais comico.

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog e esse post de mamaentação é otimo! Muito bom para as mamães de primeira viagem, como eu!kkkk Graças a Deus eu consegui e consigo amamentar o meu pequeno até hj!!! MUITO BOM!;)
    Bj

    ResponderExcluir
  10. olha so..hj de manha amanheceu mais soltinho sabe? mas por dentro tem um negocio amarelo...juro q nao sei o q eh e o q fazer, e to sme maquina p tirar foto disso...

    aaao teve outro comentario de hj q acabei colocando no post posterior sme querer

    ResponderExcluir
  11. que maravilha de post!!!!!!!!!!!!!!!!!! esse é pra guardar com todo carinho... e... colocar em prática daqui uns dias... hihihihi...

    bjokas!!

    ResponderExcluir
  12. ola a todas,eu tenho um bebe de 3meses e dou o meu peito,sempre tive muito leitinho para ele,mas a 1semana que ando com os peitos muito moles e tenho menos leitinho...
    será normal,ele é tao mamao,mama 2em 2horas.nao cria deixar de dar a maminha a ele

    ResponderExcluir
  13. amei as dicas!!!!!!!!!!!! obg

    ResponderExcluir